Sul da Flórida se destaca em 2° lugar em naturalização de imigrantes

53.600 imigrantes da região de Miami-Fort Lauderdale-Pompano Beach naturalizaram-se cidadãos no ano fiscal de 2020.

Por Arlaine Castro

A paulista Luciana Correia Vuyk naturalizou-se americana no dia 28 de outubro de 2021 em Miami.

Uma região do sul da Flórida foi a segunda em naturalização de imigrantes no ano fiscal de 2020 nos Estados Unidos. Apesar dos fechamentos relacionados à pandemia, o USCIS deu as boas-vindas a 625.400 novos cidadãos durante as cerimônias de naturalização realizadas nos Estados Unidos e em todo o mundo no ano fiscal citado.

A Flórida também ficou em segundo lugar entre os estados que mais naturalizaram imigrantes no ano fiscal de 2020. Foram 79,800 naturalizações na Flórida, contra 116,100 na Califórnia, segundo os dados. 

Durante a última década, os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) deram as boas-vindas a mais de 7,3 milhões de cidadãos naturalizados americanos.

Miami-Fort Lauderdale-Pompano Beach

Com 53,600 imigrantes que se naturalizaram cidadãos, a região de Miami-Fort Lauderdale-Pompano Beach ficou atrás somente de Nova York-Newark-Jersey City, segundo os dados.

"É emocionante estar ali naquele momento. Confesso que várias vezes, durante a cerimônia, fiquei com lágrimas nos olhos. É gratificante, o coração bate forte. Eu fiz a cerimônia no mesmo dia após a entrevista e no mesmo momento com mais 17 pessoas", contou ao Gazeta News a paulista Luciana Correia Vuyk, que naturalizou-se americana no dia 28 de outubro em Miami.

Para ela, a entrevista não foi tão difícil. E dá algumas dicas. "O mais importante é saber se você entende a língua. A prova foi mais fácil e muito mais tranquila do que imaginei. É importante estudar as 100 perguntas oficiais que constam no site oficial e também o formulário N-400 que preenchemos para aplicação", afirma.

Para Vuyk, a naturalização significa seguir as recomendações das autoridades para realmente exercer a cidadania americana. "Logo após a cerimônia, eles recomendam que a pessoa registre para votar nas próximas eleições; dê entrada no passaporte americano e informe ao Social Security que passou a ser cidadão americano", detalha.

Já no ano fiscal de 2021, até o momento o DHS divulgou dados dos dois primeiros trimestres. Até o 2º trimestre, os dados do DHS informam 5.082 brasileiros naturalizados.

Estatísticas de Naturalização 

De todos os cidadãos naturalizados no ano fiscal de 2020, 71% residiam em 10 estados (em ordem decrescente): Califórnia, Flórida, Texas, Nova York, Nova Jersey, Maryland, Massachusetts, Illinois, Geórgia e Virgínia. Mais de 40% residiam nos três principais estados.

As cinco principais cidades onde as pessoas que se naturalizaram residiram foram (em ordem decrescente): Miami; Brooklyn; Houston; o Bronx; e Las Vegas.

As cinco principais áreas metropolitanas onde as pessoas que se naturalizaram residiam eram (em ordem decrescente): Nova York-Newark-Jersey City (10,8%), Miami-Fort Lauderdale-Pompano Beach (8,2%), Los Angeles-Long Beach-Anaheim (6,9%), Washington-Arlington-Alexandria (4,4%) e San Francisco-Oakland-Berkeley (3,8%).

Os escritórios de campo de São Francisco (4,1% de todas as naturalizações), Dallas (3,9%), Houston (3,6%), Chicago (3,1%) e Newark (2,9%) naturalizaram o maior número de novos cidadãos no ano fiscal de 2020.

Países de Nascimento

Entre os cinco principais países de nascimento para pessoas que se naturalizaram no ano fiscal de 2020, o México foi o país líder, com 13,3% de todas as naturalizações, seguido pela Índia (7,7%), Filipinas (5,3%), Cuba (5%) e o República Popular da China (3,7%). Os cinco principais países de nascimento compreendiam 35% dos cidadãos naturalizados no ano fiscal de 2020. O Brasil entrou no grupo "outros" dos países de origem dos imigrantes naturalizados.

Elegibilidade de naturalização

Para ser elegível para a naturalização, o requerente deve cumprir certos requisitos de elegibilidade estabelecidos na Lei de Imigração e Nacionalidade, que geralmente incluem ser um residente permanente legal por pelo menos cinco anos. Existem também outras disposições especiais de naturalização que isentam certos requerentes, incluindo certos cônjuges de cidadãos americanos e requerentes com serviço militar, de um ou mais dos requisitos gerais para naturalização.

Veja mais sobre o processo e os dados no site oficial do USCIS.