DeSantis lança oficialmente candidatura à reeleição na Flórida

Por Arlaine Castro

O governador Ron DeSantis disse que vai considerar seguir os passos do governador do Texas, Greg Abbott, para implementar as leis anti-aborto.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, lançou oficialmente sua campanha pela reeleição, preparando o cenário para o que se espera que seja uma das corridas para governador mais assistidas e caras do país em 2022.

DeSantis entrou com a papelada para concorrer por mais quatro anos na sexta-feira, 5, de acordo com a Divisão de Eleições da Flórida. Em uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 8, DeSantis - que é visto como um candidato à presidência em potencial para 2024 - chamou sua decisão de buscar um segundo mandato de "formalidade" e indicou que um lançamento maior estaria por vir.

O político da Flórida se tornou um dos líderes republicanos mais reconhecidos no país por sua abordagem direta para gerenciar a pandemia do coronavírus e sua promessa de manter as empresas e escolas abertas.

Embora ele só tenha entrado com o pedido oficial na semana passada, o braço de arrecadação de fundos de DeSantis tem relatado há meses grandes doações em todo o país.

DeSantis prometeu desafiar o presidente Joe Biden sobre o novo mandato de vacina contra o coronavírus do governo federal para grandes corporações. A Flórida está processando o governo Biden para interromper as exigências da vacina e chama os legisladores para uma sessão especial para proteger os trabalhadores que optam por não ser vacinados contra o vírus.

"Nenhum policial, nenhum bombeiro, nenhuma enfermeira, ninguém deveria estar perdendo seus empregos por causa desses jabs", disse DeSantis em uma entrevista coletiva na segunda-feira de manhã. "Temos que defender as pessoas e proteger seus empregos e seus meios de subsistência."

Concorrentes 

Alguns democratas já estão fazendo campanha pela chance de enfrentar DeSantis, incluindo o deputado americano Charlie Crist, a comissária de Agricultura Nikki Fried e a senadora estadual Annette Taddeo.

Crist já foi eleito governador da Flórida em 2006 como um republicano antes de se tornar um independente para concorrer ao Senado dos Estados Unidos. Ele foi o candidato democrata para governador em 2014, mas perdeu para o então governador Rick Scott. Fried é o único democrata eleito para um cargo estadual na Flórida.