Máscaras serão opcionais em todas as escolas públicas de Miami-Dade

Por Arlaine Castro

Os alunos não precisarão mais usar máscaras se seus pais não quiserem a partir de quarta-feira, 10 de novembro.

O superintendente das Escolas Públicas de Miami-Dade, Alberto Carvalho, disse nesta terça-feira, 9, que os alunos não precisarão mais usar máscaras se seus pais não quiserem.

O formulário para os pais preencherem retirando o filho da obrigatoriedade estará disponível na quarta-feira e o protocolo de máscara obrigatória não estará mais em vigor a partir de sexta-feira, disse Carvalho em entrevista coletiva.

“As vacinas estão agora amplamente disponíveis”, disse Carvalho, acrescentando que o distrito fornecerá as vacinas Pfizer-BioNTech COVID-19 em 12 locais na sexta-feira e 70 locais na próxima semana para qualquer pessoa com 5 anos ou mais.

Os menores precisam de formulários de consentimento para vacinação e de um dos pais ou responsável. Carvalho disse que alunos e funcionários com problemas de saúde e que precisem de acomodações especiais durante a pandemia do coronavírus precisam se comunicar com os diretores das escolas.

O anúncio foi feito após uma reunião da força-tarefa COVID-19 para discutir os dados oficiais. O CDC continua a recomendar o uso de máscaras nas escolas - independentemente do estado de vacinação.

Carvalho disse que 63% das crianças elegíveis no condado de Miami-Dade foram totalmente vacinadas. Ele disse que todas as métricas apoiam a decisão.

“Vimos uma redução de 10 vezes desde meados de agosto até hoje”, disse Carvalho sobre as infecções, acrescentando também que nas últimas três semanas a proporção foi de menos de 100 casos de coronavírus por 100.000 residentes de Miami-Dade.

“Seguimos a ciência; continuamos a seguir a ciência", complementou.

Na semana passada, as autoridades escolares decidiram tornar as máscaras faciais opcionais para funcionários vacinados em escolas de ensino médio e fundamental. Carvalho disse que 9.020 pais enviaram formulários até terça-feira e que as informações sobre as escolas de ensino fundamental e médio estarão disponíveis depois de sexta-feira.

A vacinação é a principal estratégia de prevenção de saúde pública, mas o distrito escolar não vai exigir que os alunos sejam vacinados para frequentar a escola. 

O distrito continuará a monitorar a transmissão da comunidade, cobertura vacinal, testes de triagem e surtos para orientar as decisões sobre as estratégias de prevenção. Com informações do Local 10.