Pais são acusados de homicídio pela morte da filha de 2 anos por overdose na FL

Por Arlaine Castro

Jalynn Davis e Joseph Tierney, ambos de 36 anos, enfrentam várias acusações, inclusive de homicídio culposo, pela morte da filha por overdose de fentanil.

Os pais de uma menina de 2 anos no Condado de Marion, norte da Flórida, enfrentam várias acusações, inclusive de homicídio culposo, pela morte da criança por overdose de fentanil no início deste ano.

No dia 13 de junho, policiais do Gabinete do Xerife do Condado de Marion foram chamados para a casa de Joseph Tierney e Jalynn Davis, ambos de 36 anos, e encontraram a criança, identificada como Miya Tierney, desacordada. Eles fizeram os procedimentos de primeiros socorros, mas a criança foi declarada morta pouco tempo depois no hospital.

Na época, seus pais disseram aos investigadores que a colocaram na cama e a encontraram sem vida cerca de 30 minutos depois. O legista do condado de Marion determinou que ela morreu de intoxicação por fentanil.

Também conhecido como fentanila ou fentanyl, é um remédio opióide prescrito para adultos com potente efeito analgésico, indicado para aliviar a dor crônica, dor muito forte ou para ser usado como complemento de uma anestesia geral ou local, ou no controle da dor no pós-operatório.

Os detetives descobriram que Davis vendia ilegalmente fentanil e Tierney usava ativamente o remédio. Como os pais trouxeram o medicamento para casa e não conseguiram proteger a filha, os detetives determinaram que eles são os responsáveis por sua morte.

“A morte sem sentido desta criança inocente é a tragédia final e deve servir como um lembrete de por que devemos continuar nossa luta para manter os opiáceos fora de nossas comunidades”, disse o xerife do condado de Marion, Billy Woods. “Se você estiver usando ou vendendo drogas, e se alguém tiver uma overdose ou morrer como resultado, eu e meus policiais faremos tudo o que pudermos para responsabilizá-lo em toda a extensão da lei.”

Joseph Tierney está na Cadeia do Condado de Marion sem fiança por adulteração de testemunhas e acusações de agressão agravada. Davis está na prisão de Lake County por assassinato em uma morte causada por distribuição ilegal de fentanil, posse de metanfetamina e posse de parafernália de drogas. Com informações do canal WESH.

Crise de opioides

Os Estados Unidos enfrentam uma crise causada por abuso de ingestão de opióides pela população. Durante a pandemia, os números de hospitalizações e mortes aumentaram.

À medida que a pandemia de coronavírus avançava, quase 100.000 pessoas perderam a vida devido às drogas em 12 meses. Quase 10% das mortes por overdose relatadas aconteceram na Flórida, de acordo com os dados.

O CDC divulgou contagens provisórias de mortes por overdose de drogas de março de 2020 a março de 2021. Os números mostram em todo o país que houve 96.779 mortes por overdose no período de 12 meses, o que representa um aumento de quase 30%.