Idosa perde mais de US$ 700 mil em "Golpe dos avós" em Tampa (FL)

Por Arlaine Castro

Chamado de "golpe dos avós", os golpistas geralmente convencem o idoso (a) de que alguém da família está em perigo e precisa de sua ajuda.

A polícia alerta para um golpe que acontece principalmente com idosos. Neste, que envolveu empresa de transporte por aplicativo, como o Uber, uma idosa de 82 anos de tampa, no condado de Hillsborough (FL), perdeu mais de US $ 700.000. As informações são do Tampa Bay Times.

Chamado de "golpe dos avós", os golpistas convenceram Anna Nunn de que sua neta estava com problemas e precisava de sua ajuda. Ela realmente tem uma neta de 20 anos e por isso acreditou que fosse verdade. Eles disseram a ela para fazer saques em seu banco e entregar o dinheiro a um mensageiro, no caso, um motorista ou passageiro de Uber, de acordo com os registros do tribunal no caso.

Nunn vive de forma independente nos subúrbios de Tampa. Por cinco meses, a idosa acreditou e repassou dinheiro para os golpistas, que costumam empregar nomes de profissionais legítimos, empresas e até celebridades para sustentar suas afirmações ou no caso de serem pesquisados no Google.

As histórias sobre por que a neta precisava de dinheiro aumentaram: era para as pessoas que ela havia ferido no acidente, era para resolver o processo judicial contra ela, etc. A suposta neta pediu ainda que a avó não contasse para os pais o que tinha acontecido. 

Golpe dos avós

Segundo a investigação, em abril a mulher recebeu o primeiro telefonema de uma jovem, alegando ser sua neta. Ela disse que havia sofrido um acidente de carro e precisava de dinheiro para sair da prisão, de acordo com os autos do tribunal. Um homem que alegou ser o advogado da neta pegou o telefone e falou com a mulher.

Eles convenceram a idosa a fazer 13 saques em diferentes agências do Banco BB&T, terminando em US $ 100.000 quando ela ficou sem dinheiro.

Com o passar das semanas, os golpistas convenceram a mulher a dizer a qualquer pessoa do banco que perguntasse sobre os saques que o dinheiro era para reformas na casa. E que seus contratados preferiam ser pagos em dinheiro.

Além disso, orientavam a idosa a embrulhar os montantes de dinheiro em envelopes acolchoados para o mensageiro que iria pegá-los.

Entre abril e agosto, os bandidos fizeram as "coletas" na casa da mulher usando carros de Uber. A mulher disse aos investigadores que não era ela quem chamava os carros pelo aplicativo. O "mensageiro" chegava e ela entregava o dinheiro.

De quem é a culpa? 

A Lei de Serviços de Proteção a Adultos da Flórida diz que qualquer pessoa que suspeitar que um adulto vulnerável está sendo explorado deve denunciar imediatamente à linha direta central de abusos do estado. A lei exige especificamente isso dos bancos, entre outras empresas e locais. 

A advogada da mulher abriu um processo civil em setembro contra o Truist Bank, criado quando o BB&T se fundiu com a SunTrust. Eles alegam negligência por deixar a mulher fazer retiradas grandes e incomuns, mesmo depois que suspeitas foram levantadas.

Agora, os investigadores do Sheriff do condado de Hillsborough estão questionando também a empresa de transporte por aplicativo sobre as coletas compartilhadas na casa da mulher nesse período. Eles querem o nome do titular da conta do Uber e as informações do cartão de crédito, junto com o histórico de coletas e devoluções em vários locais. 

Os familiares de idosos devem sempre instruí-los sobre esses tipos de golpes e a não acreditarem no que contam ao telefone sem antes confirmar com alguma outra pessoa da família.  

Para denunciar suspeitas de abuso, negligência ou exploração, você pode ligar para a linha direta de abusos do estado em 1-800-962-2873 ou acessar a Internet em reportabuse.dcf.state.fl.us.