DeSantis pressiona legisladores da FL por leis contra ordem de Biden sobre vacinas

Por Arlaine Castro

Cerca de 85% dos alunos frequentam escolas por meio de um programa de vouchers estaduais.

A legislatura estadual da Flórida está marcada para dar início a uma sessão especial nesta semana, onde o governador Ron DeSantis tem como objetivo pressionar os legisladores a considerarem leis contra as ordens de vacina obrigatória, entre outras novas leis propostas.

A partir desta segunda-feira, 15, os legisladores estarão analisando principalmente quatro projetos de lei contra a ordem federal de vacinas do governo Biden.

Se bem-sucedida, a Flórida se tornaria o primeiro estado a aprovar uma lei que multará empresas e hospitais que cumprirem a pressão do presidente Joe Biden para inocular a força de trabalho do país. A Flórida já é um dos 26 estados que estão levando a administração Biden aos tribunais por causa de seu mandato de vacina de empregador privado.

DeSantis disse que o objetivo das novas leis propostas é aumentar a liberdade pessoal dos residentes da Flórida, bem como ajudar as empresas.

“Vamos desferir um golpe pela liberdade”, disse ele durante uma recente entrevista coletiva. No topo da lista de prioridades, disse o governador, está a proibição de vacinas. “Temos que defender as pessoas, proteger seus empregos e seus meios de subsistência”, disse ele.

No entanto, o projeto forneceria algumas isenções e proibiria as empresas de exigir que os funcionários recebessem a vacina COVID-19 sem fornecer isenções por motivos médicos ou religiosos.

As empresas forneceriam testes periódicos sem custo ou permitiriam o uso do equipamento de proteção individual fornecido.

“Acho que encontrar o equilíbrio certo, onde os funcionários são protegidos e têm opções, e não exagerar nos negócios privados, acho que isso fará parte do nosso desafio”, disse a senadora do estado da Flórida, Manny Diaz Jr.

DeSantis disse que também quer a proibição de mandatos de vacinas para funcionários do governo.

“Ninguém - nenhum policial, nenhum bombeiro, nenhuma enfermeira - ninguém deveria perder o emprego por causa dessas agressões”, disse ele.

A lei também incluiria dar aos pais mais poder quando se trata de máscaras e vacinas em escolas públicas, permitindo que os pais processem distritos escolares e busquem advogado e custas judiciais.

Um tribunal federal de apelações suspendeu o mandato da administração de Biden sobre a vacina.

Quanto à sessão especial desta semana, os legisladores da FL são obrigados a encerrá-la nos próximos dias porque a proclamação que declara a sessão especial afirma que ela deve ser concluída até sexta-feira ao meio-dia. Com informações do canal WSVN.