Empresas brasileiras de turismo na Flórida relatam otimismo e melhora financeira para 2022

Foram 32,517 milhões de turistas no estado entre 1º de julho e 30 de setembro de 2021, segundo a Visit Florida.

Por Arlaine Castro

Aline Menegat, criadora do @falandodeorlando e diretora da Menegatour Agência de Viagens em Orlando.

Há alguns meses, multidões de turistas voltaram aos parques temáticos Walt Disney World e Universal Orlando, à medida que mais pessoas são vacinadas contra a covid-19 e as restrições de viagens vão sendo retiradas. Empresas brasileiras de turismo na Flórida relatam otimismo e veem melhora financeira, principalmente para o próximo ano.

Atualmente, os números do turismo na Flórida estão mais altos do que antes da pandemia. No terceiro trimestre de 2021, o número de turistas ultrapassou o do mesmo período de 2019, ou seja, antes que a pandemia de coronavírus afetasse os Estados Unidos, segundo dados da VISIT FLORIDA, a agência de turismo do estado.

"O turismo está dominando a recuperação do setor de viagens dos EUA, e a Flórida está liderando por causa de suas políticas anti-bloqueio. A Flórida está vencendo concorrentes como Nova York, Las Vegas, Havaí e Califórnia”, afirmou Dana Young, presidente e CEO da VISIT FLORIDA.

O relatório estimou um total de 32,517 milhões de turistas entre 1º de julho e 30 de setembro de 2021 - número 0,3% maior de visitantes do que no terceiro trimestre de 2019.

E o contingente de turistas deve crescer no decorrer do ano de 2022. É o que esperam empresas brasileiras ligadas ao turismo no estado.

"Já voltamos a ouvir mais português"

"Estamos muito otimistas. Já voltamos a ouvir muita gente falando português nos parques e lojas, coisa que era rara nos últimos meses", conta Andreza Trivillin (@andrezadicaeindica) que trabalha com venda de bilhetes para os parques e passagens aéreas para turistas brasileiros em Orlando. Segundo Trivillin, em entrevista ao Gazeta News, no mês de outubro, antes mesmo da liberação de entrada direta de turistas estrangeiros, o faturamento foi de mais de R$150 mil. Em novembro, ultrapassaram R$350 mil só na primeira quinzena. Em dezembro, já temos marcado em torno de 100 clientes desembarcando na cidade", afirmou.

"Nosso mercado é importante para a Disney"

Também em Orlando, Aline Menegat, criadora do @falandodeorlando e diretora da Menegatour Agência de Viagens, destaca que o movimento está alto e a previsão com certeza é de mais brasileiros na Flórida em 2022.

"Temos passageiros chegando praticamente todos os dias, desde o dia 09 de novembro. E o interessante é que cerca de 90% dos clientes que fecharam novos pacotes estão vindo entre Novembro e Janeiro. Acredito que durante todo o ano de 2022 receberemos muitos brasileiros na Flórida. Aliás, estamos animados e preparadíssimos para isso! No dia da reabertura das fronteiras tivemos um jantar muito especial no EPCOT, a convite da Disney, para celebrar o retorno dos brasileiros. Além de ter sido inesquecível comemorarmos juntos esse momento especial, é maravilhoso saber o quanto o nosso mercado é importante para o Walt Disney World Resort", enfatiza.

"Estamos a todo vapor"

A notícia da reabertura das fronteiras após mais de 1 ano de restrições impostas pela pandemia fez com que a procura por passagens aéreas pelos brasileiros crescesse exponencialmente, ainda que os brasileiros enfrentem o aumento do dólar, salientou a equipe da Dumonde Travel, agência de turismo brasileira em Miami.

"Percebemos que familiares de residentes nos Estados Unidos, que estavam impedidos de entrar no país, hoje são em grandes números na procura por passagens aéreas e o mercado local vai sentir o impacto da chegada dos brasileiros no país, aumentando as reservas de hotéis, alugueis de carro, compra de passagens, principalmente o mercado de compras de luxo, que voltam a ganhar força total. Esse é sem dúvidas, um grande marco da recuperação do nosso setor. Sabemos que há uma enorme demanda reprimida para as viagens, principalmente em Miami e Orlando e estamos a todo vapor, para atender os nossos clientes em suas viagens. E acreditamos que a temporada de verão no Brasil vai aquecer de turistas brasileiros vindo para os Estados Unidos e de turistas saindo do Estados Unidos para aproveitar as férias no Brasil", detalhou a equipe. 

Questionada sobre estimativa de turistas brasileiros para 2022, a VISIT FLORIDA disse ao Gazeta News que não faz projeções futuras, porém divulgam as estimativas de visitação trimestrais (citadas no início da matéria) e confirmou que a Flórida detém maior parte dos turistas do Brasil. 

"O Brasil é o segundo mercado de origem internacional da Flórida, ultrapassando a visitação do Reino Unido ao estado em 2020. A Flórida também detém 65% do mercado brasileiro total para os EUA, superando Nova York (19%) e Califórnia (6 %)", informou a agência. 

Disney e Universal

A diretora financeira da Disney, Christine McCarthy, disse na teleconferência da The Walt Disney Company na semana passada que a receita dos parques, incluindo as operações da Disney Cruise Line, para o segundo semestre de 2021 aumentou 26%. Ela afirmou que a frequência também aumentou, o que faz sentido agora, vendo o novo relatório de turismo da Visit Florida.

Em uma teleconferência de lucros em 28 de outubro, o CEO da Comcast, Brian Roberts, disse que a Universal Orlando - uma divisão da NBCUniversal da Comcast - teve "o trimestre mais lucrativo de sua história, apesar de praticamente não ter convidados internacionais devido às restrições de viagens relacionadas à COVID."

Em 2019, antes dos bloqueios relacionados à COVID, 14,5 milhões de turistas internacionais viajaram para a Flórida, ou 11% de todos os visitantes. Eles contribuíram com US $ 17,3 bilhões para a economia, segundo a agência.

Leia também

VIAGENS E TURISMO DEVEM CONTRIBUIR COM $ 1,5 TRILHÃO PARA O PIB NOS EUA