Árvore encontrada no sul da Flórida é considerada a mais mortal do mundo

Por Arlaine Castro

Chamada Manchineel, encontrada nos Everglades da Flórida e em partes da costa do Caribe, foi considerada a árvore mais perigosa do mundo pelo "Livro dos Recordes Mundiais do Guinness" em 2011.

Há uma árvore tão perigosa que mesmo ficar embaixo de seus galhos pode ser fatal - e ela pode ser encontrada bem aqui no sul da Flórida.

Além de jacarés, crocodilos, pítons, tubarões de ponta-preta e outros animais conhecidos por morder, mastigar, atacar e perseguir as pessoas, a árvore pode ser tão mortal quanto.

Chamada Manchineel, encontrada nos Everglades da Flórida e em partes da costa do Caribe, foi considerada a árvore mais perigosa do mundo pelo "Livro dos Recordes Mundiais do Guinness" em 2011.

O interesse pela árvore reacendeu quando o Weather Channel postou sobre ela em sua conta do Instagram esta semana.

Superficialmente, a árvore parece inofensiva: uma árvore verde e frondosa que dá frutos que lembram maçãs verdes. Mas não se engane: tudo, desde a casca, a seiva e as frutas, pode ser incrivelmente perigoso para os humanos.

“Mesmo ficar embaixo dela na chuva é o suficiente para causar bolhas se a pele for molhada por gotas de chuva que contenham seiva”, diz o Guinness World Records. “Além disso, uma única mordida em sua pequena fruta verde parecida com uma maçã causa bolhas e dor intensa, e pode ser fatal.”

Conhecida coloquialmente como a árvore da “beach apple”, a Manchineel - nome botânico Hippomane mancinella - pode causar problemas médicos graves. A seiva leitosa pode causar bolhas, queimaduras e inflamação quando em contato com a pele, de acordo com o National Institutes of Health.

“Todas as partes desta árvore, incluindo a fruta, são venenosas”, disse a Universidade da Flórida em uma postagem de blog destacando a árvore. “Os sintomas médicos incluem: dermatite de contato, bolhas na pele, conjuntivite com cegueira por até 3 dias e sintomas gastrointestinais graves se ingeridos.”

“Se uma dessas árvores mortais for queimada, a fumaça resultante pode causar cegueira se atingir os olhos de uma pessoa”, diz o Guinness World Records.

O efeito letal da seiva e dos frutos da árvore é conhecido há séculos. Em 1521, Juan de Leon foi atingido por uma flecha atada com a seiva durante uma batalha com os espanhóis, de acordo com a UF.

Os Conquistadores, a partir de então, se referiram à árvore como "manzanilla de la muerta" ou "pequena maçã da morte". Fonte: NBC Miami.