Departamento de Justiça chega a acordo com vítimas do tiroteio de Parkland (FL)

Por Arlaine Castro

O julgamento de Nikolas Cruz pelo massacre em 14 de fevereiro de 2018 deve começar no verão.

O Departamento de Justiça dos EUA vai pagar milhões de dólares aos sobreviventes e famílias do massacre de 2018 na Marjorie Stoneman Douglas High School, em Parkland, no condado de Broward.

Vários relatórios indicam que o valor está em torno de US $ 130 milhões. As famílias que entraram com processo argumentaram que o FBI foi negligente e não agiu.

Um total de 40 vítimas do tiroteio em massa entraram com as reivindicações federais que agora levam a este acordo.

Tudo começou em novembro de 2018, quando Fred Guttenberg e sua esposa entraram com o primeiro processo federal pela perda de sua filha Jaime.

FBI sabia

No Dia dos Namorados de 2018, Nikolas Cruz entrou na Marjory Stoneman Douglas High School e assassinou 17 alunos e membros do corpo docente e feriu 17 outras pessoas. De acordo com o processo, o FBI recebeu denúncias sobre o comportamento violento de Cruz, instabilidade mental e uma grande compra de armas de fogo, mas não conseguiu intervir.

A agência federal admitiu que sua linha de denúncias públicas recebeu informações urgentes e detalhadas sobre Nikolas Cruz e suas intenções de matar pessoas poucas semanas antes do dia trágico.

Essa informação nunca foi transmitida ao escritório de campo do FBI em Miami.
No tribunal, o Governo Federal alegou imunidade soberana e dever de cuidado, argumentos rejeitados nos tribunais federais, onde um juiz concordou que o governo tinha um dever legal.

Em meados de outubro, as famílias também chegaram a um acordo de US $ 25 milhões com o Distrito Escolar de Broward.

Os maiores pagamentos supostamente foram para as famílias das 17 vítimas fatais. Nesse caso, também foi alegado que o distrito escolar foi negligente.

Cruz se declarou culpado pelo tiroteio em outubro e enfrenta a pena de morte em uma próxima audiência de condenação que está prevista para janeiro. Com informações do Local 10.