Cirurgia estética do "bumbum brasileiro" faz mais uma vítima fatal em Miami

Por Arlaine Castro

Comum na Flórida, a operação é considerada pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos a mais mortal de todos os procedimentos estéticos.

As amigas Jeanine Ellis e Rachelle Demosthenes estavam ansiosas pela viagem a Miami em agosto. Mas o que era pra ter sido uma realização, se transformou em um pesadelo. Demosthenes, de 32 anos, acabou falecendo após a cirurgia "Brazilian Butt Lift", conhecida como "cirurgia do bumbum brasileiro, famosa na Flórida.

“Tenho que viver todos os dias sabendo que fui a um lugar com minha amiga e não a trouxe de volta para casa”, disse Ellis ao Local 10 News.

A dupla viajou de Nova Jersey para o sul da Flórida para fazer a cirurgia estética. As duas foram submetidas a procedimentos conhecidos como Lipo 360 e Brazilian Butt Lift. Ellis diz que alguém que trabalhava na clínica as encaminhou para a casa de recuperação cirúrgica Glamorous Dolls, na Southwest 31st Avenue, após as operações.

“Disseram que eles tinham equipe médica, uma enfermeira lá nas primeiras 24 horas de atendimento pós-operatório”, disse Ellis. Foi cobrado um pagamento não reembolsável de US $ 300 por uma estadia de duas noites na casa de recuperação, pagável por meio de Zelle ou Cashapp, contou a jovem.

Demosthenes chegou primeiro na casa de recuperação depois da cirurgia naquela manhã e ligou para sua amiga dizendo que estava com muita dor, mas tinham lhe dado remédios. Horas depois, já na casa, a amiga acordou com gritos e viu pessoas em torno de Demosthenes, que estava inconsciente. "Ela estava sangrando, havia sangue por toda parte ”, disse.

Ellis, que também é enfermeira, disse que reconheceu o perigo e começou a gritar para a mulher que dirigia a casa de recuperação para ligar para o 911. Mas em vez disso, ela foi informada de que alguém da clínica estava vindo para ajudar. O local funcionava sem licença e contava somente com uma técnica de enfermagem no momento.

Uma outra mulher que também se recuperava na casa ligou para os paramédicos do Miami Fire Rescue, que levaram a jovem para o hospital, mas era tarde. Ela teve várias convulsões por uma overdose involuntária de analgésicos. “Ela teve outra convulsão e seu coração parou”, disse Ellis.

Menos de 24 horas após a cirurgia, a jovem, mãe de dois filhos, estava morta.

Clínicas sem licença 

A polícia de Miami está investigando o que aconteceu, mas ressalta que muitas clínicas e casas de recuperação desses procedimentos estéticos funcionam sem licença estadual e sem os devidos profissionais.

Muitas anunciam nas redes sociais, mas não divulgam onde estão localizadas. As casas afirmam oferecer de tudo, desde transporte, alimentação e atendimento pós-operatório, mas nenhum desses serviços é regulamentado e é tecnicamente ilegal.

Outras agências de aplicação da lei, como a Polícia de Miami-Dade, prenderam casos semelhantes envolvendo casas de recuperação não licenciadas e disseram ao Local 10 que uma nova lei estadual é necessária para reprimir efetivamente esse tipo de fatalidade.

BRAZILIAN BUTT LIFT

Comum principalmente na Flórida, a BRAZILIAN BUTT LIFT ou cirurgia do "bumbum brasileiro" é uma forma de lipoaspiração. Usando um tubo chamado “cânula”, o cirurgião suga a gordura do abdômen e das costas e insere essa gordura nas nádegas.

Nenhum órgão deve ser tocado e nenhuma gordura deve ser inserida dentro ou sob os músculos das nádegas. Mas em muitos casos, há perfuração da parede abdominal e órgãos como fígado, bexiga e / ou intestinos.

Em um dos mais recentes casos, em 15 de junho de 2021, uma mulher de 33 anos também morreu após a cirurgia em Coral Gables.

O aumento de clínicas de estética transformou a Flórida em um destino nacional para a cirurgia plástica.  Mas o número de mortes assusta. Essa operação é considerada pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos a mais mortal de todos os procedimentos estéticos.

Saiba por que e leia mais sobre regras mais rígidas para a cirurgia aqui.

Leia abaixo a matéria especial sobre o tema feita pelo Gazeta News:

MIAMI É DESTINO NACIONAL DE CIRURGIA DO "BUMBUM BRASILEIRO", MAS ALTO NÚMERO DE MORTES ASSUSTA