Fort Lauderdale volta a permitir scooters elétricas como meio de transporte

Por Arlaine Castro

e scooter miami flickr Elvert Barnes

Após quase dois anos, as scooters elétricas vão voltar a circular como forma de transporte em Fort Lauderdale. Já a Comissão da Cidade de Miami acaba de votar pela eliminação delas. 

De acordo com o prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, ao Sun-Sentinel, a cidade em breve vai abrir espaço para as locadoras de scooters, permitindo que elas se inscrevam para obter uma licença.

Embora os defensores digam que as scooters facilitam o transporte, há preocupações com a segurança. Em 2019, Ashanti Jordan, de 27 anos, sofreu uma lesão cerebral traumática após colidir com um carro enquanto andava de scooter em Fort Lauderdale.

Além das preocupações com a segurança, em 2020 o programa foi colocado em pausa devido a preocupações sobre a potencial disseminação da COVID.

Como regras, quando as scooters voltarem, os usuários serão obrigados a usar a ciclovia ou a calçada, a velocidade será limitada a 12 mph e haverá áreas de estacionamento designadas. Áreas movimentadas como Las Olas, a praia e o Riverwalk estarão fora dos limites permitidos, garantiu o prefeito Trantlis.

Miami

O anúncio de Fort Lauderdale ocorre no momento em que a Comissão da Cidade de Miami acaba de votar a eliminação de um programa piloto de scooters elétricas.

“Eles fornecem um benefício, mas a preocupação é onde está a implementação de segurança, os corais de estacionamento e as ciclovias protegidas, porque essa é a maior preocupação”, disse James Torres, presidente da Miami Downtown Neighbours Alliance.

No entanto, o prefeito de Miami, Francis Suarez, que elogiou a micro-mobilidade, convocou uma reunião da comissão especial nesta segunda-feira para discutir o reinício do programa de scooters.

“É surpreendente que o prefeito queira ter essa conversa. Espero que seja a vontade das pessoas para voltar e que haja uma solução viável”, disse Torres. Com informações do Sun-Sentinel.