Flórida pode bater recorde de inscrições para o Obamacare em 2022

Mais de 2 milhões de pessoas tinham um plano do programa em 2021 na FL, mais do que qualquer outro estado.

Por Arlaine Castro

O programa recebeu mais financiamento federal e mais seguradoras vão fornecer cobertura para 2022.

 Com mais financiamento para o programa, os moradores da Flórida começam a se inscrever para a cobertura de saúde do Affordable Care Act - popularmente conhecida como Obamacare - e o estado pode bater recorde.

Mais de 2 milhões de pessoas na Flórida tinham um plano ACA em 2021, mais do que qualquer outro estado. E mais seguradoras estarão fornecendo cobertura de um plano Obamacare na Flórida para 2022 - pelo menos 14 -, de acordo com uma análise do Office of Insurance Regulation. Com isso, os consumidores devem se beneficiar com o aumento da concorrência e com a ajuda financeira ampliada promulgada pela Lei do Plano de Resgate Americano.

Na opinião de Marcia da Silva, agente e proprietária da Security Insurance em Boca Raton, contribui para o grande número de inscritos no Obamacare o fato de a Flórida ser um dos dos estados que não oferece um sistema de saúde mais abrangente aos seus residentes de baixa a média renda. "Como outros que fornecem até tratamentos sem custo para doenças pré-existentes, tratamentos de rotina ou urgência. Além disso, essa preocupação aumentou esse ano devido a necessidade de proteção de saúde pela COVID", destaca.

Este ano, o número de conselheiros de inscrição treinados contratados para ajudar a população a se inscrever para a cobertura de seguro saúde sob o programa federal este ano mais do que triplicou em tamanho - dando um alcance mais amplo às lei de saúde.

Também, a administração Biden estendeu as inscrições abertas para 10 semanas em vez de 6 semanas, e levantou fundos para grupos sem fins lucrativos contratarem mais conselheiros, conhecidos como navegadores, além de pagar por publicidade e outras atividades na Flórida.

Demanda recorde

Só no período de 1 a 13 de novembro, mais de 1,6 milhão de americanos escolheram um plano, de acordo com um relatório dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid ou CMS, que regulamenta os planos Obamacare. Os consumidores têm até 15 de janeiro para se inscrever ou alterar um plano, mas aqueles que se inscreverem até 15 de dezembro terão cobertura a partir de 1º de janeiro de 2022. E embora seja muito cedo para dizer quantos floridianos se inscreveram para a cobertura, os conselheiros estão se preparando para uma demanda recorde.

"Esse tipo de plano beneficia principalmente aqueles com renda familiar baixa a média , devido ao estímulo do governo nos pagamentos da mensalidade e redução do custo de franquia e pagamentos de remédio e visitas médicas, entre outras coisas. Também muitos dos beneficiados são aqueles que tem doenças preexistentes e indivíduos de até 65 ou mais de 65 anos que não qualificam para Medicare ou Medicaid. Infelizmente não há como não pagar esse seguro , realmente o custo vai depender da formação familiar (renda, residência, idade), plano de escolha , médico e remédio que à família precisa usar", explica Silva.

O Obamacare continua a fornecer uma rede de segurança para muitas pessoas no estado, ajudando a compensar as perdas de cobertura para aqueles que são demitidos e perdem seus benefícios de seguro como resultado. Durante um período especial de inscrição de fevereiro a agosto, mais de 540.000 pessoas assinaram um plano ACA. A cobertura do Obamacare também ajudou a reduzir a taxa de não segurados da Flórida de 20% em 2013 - um ano antes dos planos da ACA se tornarem disponíveis - para 13% em 2019.

Perfil dos brasileiros inscritos

Sobre os brasileiros da Flórida cadastrados no programa, Silva analisa que a grande maioria "tem uma companhia e com poucos ou nenhum empregado, por isso não tem uma apólice comercial a oferecer. Muitas vezes, depois das despesas comerciais altas, a renda pessoal fica pequena no imposto e com isso essa família recebe mais ajuda financeira na compra do seguro de saúde", explica.

Silva ressalta ainda que somente imigrantes residentes com qualquer processo imigratório de legalização, incluindo indivíduos com visto de estudante, podem se inscrever para o programa de saúde.

Mais financiamento

Em comparação com 2020, quando o governo Trump concedeu à Flórida um total de US $ 1,6 milhão para navegadores, o novo financiamento parece um renascimento para os conselheiros de inscrição, disse Islara Souto, navegadora de Miami-Dade, ao Miami Herald. “É maravilhoso e, ao mesmo tempo, assustador de certa forma”, disse ela, “porque estamos tão acostumados a fazer tanto com tão pouco que é quase como a Renascença. Estamos saindo da Idade das Trevas. ” Jodi Ray, diretora da Florida Covering Kids & Families, que recebeu US $ 11,9 milhões do governo federal, disse que os recursos adicionais ajudarão os navegadores a alcançar mais pessoas perto de onde vivem. Há mais seguradoras oferecendo cobertura agora, disse ela, e novos subsídios fiscais financiados pelo American Rescue Plan reduzirão os prêmios em 2022.

Quem não tem seguro

Cerca de 29 milhões de pessoas não possuem seguro de saúde nos EUA, calcula a Kaiser Family Foundation. Os não cidadãos têm uma probabilidade significativamente maior do que os cidadãos de não ter seguro. Em 2019, entre a população não idosa, 25% dos imigrantes legalmente presentes e mais de quatro em dez (46%) imigrantes indocumentados não tinham seguro, em comparação com menos de um em dez (9%) cidadãos. Entre os filhos cidadãos, aqueles com pelo menos um dos pais não cidadãos têm maior probabilidade de não ter seguro em comparação com aqueles com pais cidadãos (9% vs. 5%).

Para aqueles que não têm seguro ou receberam seguro-desemprego este ano, uma nova ajuda financeira - aprovada pelo Congresso este ano - podem se qualificar para o seguro saúde gratuito.

Os planos de saúde sem pagamentos mensais são de diferentes tipos, alguns dos quais já existem há algum tempo, e alguns dos quais são novos.

Tem o Medicaid, que é o plano público estadual-federal para pessoas de baixa renda. E, em HealthCare.gov e nos mercados estaduais, existem "planos bronze" gratuitos - o nível mais baixo de planos - que podem estar disponíveis sem nenhum pagamento, dependendo da renda. Ambos têm sido opções há anos.

Agora, há também uma nova opção de plano gratuito aberta para uma nova categoria de pessoas. O American Rescue Plan incluiu uma série de mudanças para ajudar a tornar mais fácil e acessível a inscrição, incluindo novos e mais generosos subsídios para prêmios, suporte de compartilhamento de custos para pessoas de baixa renda e outros detalhes.

Mas por que milhões de pessoas perderiam a chance de cobertura de saúde gratuita?

“Ainda ouço constantemente que as pessoas não têm ideia de que ter seguro gratuito é uma opção”, diz Jeremy Smith, navegador de seguro saúde da organização sem fins lucrativos First Choice Services, em West Virginia, ao portal NPR. Os navegadores aconselham gratuitamente as pessoas que desejam se inscrever nos planos da ACA.

Entre os não segurados, 5 milhões não têm direito a planos gratuitos, mas sim a planos subsidiados, e mais 10,7 milhões de pessoas não têm direito a nenhum dos dois, porque vivem em um estado que não expandiu o Medicaid, são imigrantes sem documentos ou têm acesso a um plano acessível por meio de seu empregador ou da ACA, de acordo com a análise de Cynthia Cox, diretora do Programa da ACA da organização sem fins lucrativos Kaiser Family Foundation, publicada pela NPR.