Criança de 3 anos dá tiro acidental no próprio ombro em Clearwater (FL)

Por Arlaine Castro

O incidente aconteceu no domingo, 5, em um complexo de apartamentos da cidade no condado de Pinellas.

Uma criança de 3 anos de Clearwater, cidade na costa oeste da Flórida, foi hospitalizada após dar um tiro acidental no próprio ombro.

O incidente aconteceu no domingo, 5, em um complexo de apartamentos da cidade no condado de Pinellas. A polícia de Clearwater afirma que o menino foi levado ao All Children’s Hospital em St. Petersburg e estava em condição estável.

Segundo as autoridades, uma investigação foi aberta para descobrir como a criança conseguiu a arma. Ainda não está claro se alguém enfrentará acusações. Com informações da NBC Miami. 

O que diz a lei da FL

De acordo com as leis da Flórida, se um menor usar uma arma para causar ferimentos a outra pessoa ou a si mesmo, o responsável legal poderá enfrentar acusações criminais por negligência culposa e pegar até cinco anos de prisão.

O Estatuto da Flórida declara que qualquer pessoa que armazene ou deixe uma arma carregada em instalações sob seu controle e que saiba ou razoavelmente deveria saber que uma pessoa menor de 16 anos provavelmente terá acesso à arma de fogo sem a permissão legal dos pais do menor ou pessoa responsável pelo menor, ou sem supervisão exigida por lei, deve manter a arma de fogo em uma caixa ou recipiente trancado e proteger a arma de fogo com uma trava de segurança.

No entanto, a lei estadual apenas torna a pessoa criminalmente responsável se um menor obtiver acesso à arma de fogo sem a permissão legal de seus pais ou tutor legal e a possuir ou exibir: em um lugar público; ou de maneira rude, descuidada ou ameaçadora.

De acordo com o Giffords Law Center, mais da metade de todos os proprietários de armas armazenam pelo menos uma arma de forma insegura, sem travas ou outras medidas seguras de armazenamento. E quase um quarto de todos os proprietários de armas relataram ter armazenado todas as suas armas em um local destrancado em suas casas. 

Essa segurança frouxa está alimentando uma epidemia de roubos de armas e a trágica destruição de vidas que vem de tiroteios não intencionais, mortes por suicídio e tiroteios em escolas. De acordo com o Giffords Law Center, entre 70% e 90% de todas as armas usadas nessas circunstâncias trágicas “são adquiridas em casa ou na casa de parentes ou amigos”.