Flórida confirma dois casos da variante ômicron

Por Arlaine Castro

Até esta segunda-feira, 6, casos foram confirmados na Califórnia, Colorado, Connecticut, Geórgia, Havaí, Louisiana, Maryland, Massachusetts, Minnesota, Missouri, Nebraska, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Utah, Washington e Wisconsin.

A mais nova variante da COVID-19 chegou à Flórida. Dois casos de infecção pela ômicron foram confirmados por autoridades de saúde locais nesta quarta-feira, 8. No país, a variante foi detectada em 20 estados.

O primeiro caso foi descoberto no Hospital de Veteranos James A. Haley, em Tampa. Um porta-voz do hospital disse que o paciente viajou recentemente para o exterior e que o caso é leve.

O segundo caso é de uma pessoa também com histórico de viagens e foi detectado em St. Lucie County.

O estado tem apenas esses dois casos confirmados por enquanto, mas os médicos dizem que mais casos da ômicron devem surgir. No entanto, eles não acham que isso seja motivo de pânico.

Sintomas leves

Dra. Rebekah Bernard trabalha com a Atenção Primária Direta da Costa do Golfo e disse que os sintomas até então são leves e não há necessidade de entrar em pânico. "É algo para assistir, para ter atenção, com certeza, mas não para entrar em pânico”, disse.

Já o cirurgião-geral da Flórida, Joseph Ladapo, disse que os médicos ainda estão tentando determinar o quão perigosa a variante pode se tornar.

“Não está claro exatamente se é comparável ou até mesmo inferior em termos de gravidade”, disse Ladapo. “A transmissibilidade disso é outro item que estamos esclarecendo cientificamente.”

Para os médicos e autoridades de saúde, por enquanto, tomar a vacina é a maneira mais eficaz de impedir que o vírus sofra mais mutações.

Restrições de viagens internacionais

Atualmente em vigor, restrições de viagem impostas a oito países africanos em relação à variante omicron. Desde a segunda-feira, 6, todos os viajantes internacionais que vêm para os EUA devem fornecer um teste COVID-19 negativo feito no dia anterior à partida.

Com informações do canal Wink News.