Primeiro caso de ômicron em Miami-Dade envolveu paciente não vacinado

Por Arlaine Castro

Agência Brasil explica: o que se sabe sobre a variante Ômicron

A primeira pessoa com teste positivo para a variante ômicron da COVID-19 no condado de Miami-Dade não estava vacinada e era assintomática, afirmou um comunicado do laboratório CardioPath à imprensa.

De acordo com o CEO do laboratório particular de patologia em South Miami, que detectou a variante, o paciente foi internado em um hospital devido a “condições não relacionadas ao SARS-CoV-2”.

O CEO Aron Banks disse que o Departamento de Saúde da Flórida e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA foram imediatamente notificados sobre as descobertas.

“CardioPath continua empenhado em apoiar a saúde pública e elogia a prefeita Daniella Levine Cava por seu compromisso em garantir que esta pandemia seja erradicada”, disse Banks em um comunicado na segunda-feira. “Também encorajamos a importância da vacinação, testes e precauções sociais durante a temporada de férias.”

Os especialistas acreditam que as viagens e os encontros do feriado do Dia de Ação de Graças estão alimentando a última onda que já está sendo sentida no meio-oeste e no nordeste, onde as temperaturas são mais frias e as pessoas estão ficando mais dentro de casa. Muitos hospitais nessas regiões já estão esgotados.

No sul da Flórida, a capacidade de leitos hospitalares atualmente não é um problema, mas os líderes de Miami-Dade reconhecem que as coisas podem mudar rapidamente. A variante delta continua a constituir a maioria dos casos de coronavírus em Miami-Dade, mas autoridades esperam mais casos da ômicron.

Vacina

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças relataram que os não vacinados correm um risco muito maior de hospitalização e morte e a dose de reforço fornece, mesmo que pouca, alguma proteção contra a variante ômicron.

Os dados mostraram que a vacina contra o coronavírus reduziu a taxa de positividade o suficiente para iniciar a recuperação econômica nos EUA. Com informações do Local 10.

Para ver locais de vacinação e testes na Flórida, clique aqui.