Compras de Natal: polícia alerta para assaltos e furtos em lojas

Ladrões observam compradores e escolhem seus alvos ainda dentro das lojas; vítimas são seguidas e assalto pode ocorrer dentro ou fora do carro.

Por Arlaine Castro

Não deixar objetos de valor dentro do carro e trancá-lo evita furtos.

Nesta época de compras de Natal e Ano Novo, a polícia volta a fazer o alerta: enquanto você faz compras, ladrões te observam. Estar atento, não deixar objetos e produtos de valor dentro dos carros e trancar o veículo parece óbvio e pode evitar, mas a maioria das pessoas comete esses erros.

Segundo as autoridades, os criminosos estão se tornando mais ousados, vigiando as lojas em grandes grupos. "Os condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach têm alguns dos maiores índices de roubo, fraude e violência do tipo no país", explicou Read Hayes, um cientista pesquisador da Universidade da Flórida e do Conselho de Pesquisa de Prevenção de Perdas.

Ser seguido após uma compra em shopping ou loja. Recentemente, um ladrão seguiu um comprador que gastou mais de US $ 18.000 em uma loja da Apple em Boca Raton e arrombou o carro estacionado em Doral para roubar a compra, disse a polícia.

Carros destrancados perto de lojas, shoppings e até à beira-mar também são alvos perfeitos dos ladrões. Uma série de arrombamentos de carros nas últimas semanas levou a polícia a reforçar o alerta.

Como evitar

Ações como trancar o carro, fechar as janelas; não deixar o motor funcionando ou as chaves dentro; estacionar em áreas seguras e bem iluminadas; remover objetos de valor ou armazená-los em um porta-malas / outro compartimento fechado; e ativar o alarme do carro pode fazer a diferença.

Roubo nas lojas

À medida que os ladrões se tornam cada vez mais ousados, os varejistas buscam o apoio de sua polícia e legisladores para evitar os tipos de roubos violentos que estão ocorrendo em todo o país em lugares como Flórida, Califórnia e Illinois.

Em um esforço para proteger suas lojas, varejistas em todo o país estão dedicando mais dinheiro e recursos para equipamentos e tecnologia de prevenção de perdas, de acordo com a Federação Nacional do Varejo. Os sistemas de vigilância e segurança ajudaram a prender os ladrões suspeitos, mas investir em novas tecnologias ou aumentar a presença da polícia por si só provavelmente não atenuará o problema. Alguns acreditam que será necessário um esforço colaborativo entre varejistas, polícia, legisladores e funcionários do tribunal para causar uma impressão duradoura.