Aluguéis no sul da Flórida aumentaram mais de 30%

Por Arlaine Castro

Aluguéis do condado de Miami-Dade subiram cerca de 17%.

Os aluguéis no sul da Flórida aumentaram mais de 19% ano após ano, chegando a mais de 30% em 2021, mostrando como está ficando caro morar na área de três condados, de acordo com três conjuntos de dados diferentes.

Em comparação com os aluguéis de novembro de um ano atrás, os preços do condado de Palm Beach saltaram 31%, enquanto no condado de Broward os aluguéis subiram quase 22% e os aluguéis do condado de Miami-Dade subiram de forma semelhante cerca de 17%, de acordo com dados do CoStar Group, um provedor de multi - informações sobre imóveis de residências familiares, divulgados pelo  Sun Sentinel.

Os relatórios da Zumper e da lista de apartamentos também revelaram números semelhantes: o aluguel médio de um apartamento de um quarto em Fort Lauderdale aumentou 13% em comparação com o ano anterior, enquanto os aluguéis aumentaram 21% em West Palm Beach. Para Miami, os aluguéis de um apartamento de um quarto aumentaram 24%, de acordo com Zumper.

Os dados da lista de apartamentos indicaram que os aluguéis estavam 34% mais altos do que em novembro passado no condado de Palm Beach, enquanto os aluguéis dispararam 25% no condado de Broward. No condado de Miami Dade, os aluguéis aumentaram quase 27%.

Os aluguéis no sul da Flórida também superaram o crescimento em nível nacional, onde cresceram cerca de 11% em novembro em relação ao ano anterior, de acordo com dados do CoStar Group.

No ano que vem, a taxa de aumento pode diminuir, mas os aluguéis ainda devem aumentar. De acordo com uma projeção do CoStar Group, os aluguéis podem subir 8,9% no condado de Palm Beach, 8,6% no condado de Broward e 8% no condado de Miami-Dade até o final de 2022.

"As histórias, em sua grande maioria, são praticamente as mesmas. O contrato de aluguel vigente está quase no fim e o inquilino que quer continuar pagando o mesmo valor no aluguel vai ter que reduzir significativamente o padrão de vida", afirma João Freitas, corretor de imóveis em Miami.

Para o corretor, com um mercado tão aquecido e cheio de inquilinos/compradores, a alta se dá tanto no valor do aluguel quanto para compra. Em um dos casos que fechou há uns meses, ele explica como a busca tem jogado os preços para cima. "O inquilino que pagava $1800 iria mudar. Eu falei para o dono que acreditava que conseguiria $2300/mês. Coloquei o imóvel no Multi Listing Service (MLS). Em menos de 48 horas, recebi 7 propostas formais – todas oferecendo a partir de $2400/mês – e algo em torno de 23 pedidos de visita ao imóvel. Assinamos contrato de aluguel apenas 5 dias depois de disponibilizar o imóvel por um valor ainda mais alto e sem o inquilino visitar o apartamento", contou.