Melinda Gates investe milhões em Igualdade de Gênero em Tecnologia em Miami

Por Arlaine Castro

Melinda French Gates publicou "The Moment of Lift: How Empowering Women Changes the World" e apoia causas sociais em todo o país.

Um esforço nacional apoiado financeiramente pela bilionária filantropa Melinda French Gates para promover a igualdade de gênero na indústria de tecnologia está chegando a Miami. O anúncio vem em meio a um impulso dentro da comunidade de tecnologia de Miami para melhorar as perspectivas para mulheres e minorias.

Chamada de Igualdade de Gênero em Tecnologia, a Pivotal Ventures, comandada por Gates, 57, ex-cientista da computação e gerente da Microsoft, a gigante do software de computador co-fundada por seu ex-marido, Bill Gates, disse na quinta-feira,16, que planeja trazer a iniciativa para cá como parte de um investimento mais amplo de $ 50 milhões da empresa em igualdade de gênero em tecnologia.

Funcionários da Pivotal Ventures se recusaram a divulgar a quantia que será gasta em Miami. O objetivo do GET Miami é colocar mais mulheres, especialmente negras, em programas de educação e estágio para prepará-las para carreiras e papéis de liderança no crescente setor de tecnologia de Miami.

Miami é a terceira cidade a sediar a iniciativa GET Cities, que começou em 2020. Esforços semelhantes estão em andamento em Chicago e Washington, DC GET Cities fará parceria com a Florida International University para identificar calouras e alunas do segundo ano em busca de um curso superior e direto para os estudos de tecnologia. Ao longo do caminho, eles receberão um estágio remunerado de curto prazo para consolidar seu interesse na área. O objetivo é aumentar o número de mulheres formadas em Miami com diplomas relacionados à tecnologia durante a vigência do programa, que deve durar pelo menos cinco anos.

“Em primeiro lugar, aqui está o reconhecimento de que Miami está surgindo como um centro de tecnologia. O programa em si é importante porque a representação de mulheres em tecnologia é baixa, mas a demanda por trabalhadores é alta. Então você tem uma demanda enorme, mas metade da população não está seguindo esse caminho. Portanto, estamos procurando aumentar a representação das mulheres e atender à demanda por trabalhadores aqui", disse Mark Allen Weiss, ilustre professor universitário da Escola de Computação e Ciências da Informação da Fundação Knight e reitor associado para o ensino de graduação da Faculdade de Engenharia e Computação da FIU.

Melinda French Gates lançou a Pivotal Ventures em 2015 em Seattle como uma empresa de incubação para promover causas sociais em todo o país. Quatro anos depois, ela publicou “The Moment of Lift: How Empowering Women Changes the World”. De acordo com Forbes, a empresa vale $ 6,1 bilhões. Com informações do Miami Herald.