Fort Lauderdale terá novo centro de inteligência de combate à violência armada

Por Arlaine Castro

O novo centro terá acesso a um banco de dados nacional e é projetado para tornar mais fácil para o FLPD trabalhar com o FBI e outras agências federais.

Fort Lauderdale investigará tiroteios como nenhuma outra cidade no condado de Broward. Isso porque a cidade terá um novo Centro de Inteligência de Armas Criminais ligado ao FBI e outras agências federais de segurança. 

O chefe de polícia Larry Scirotto e o prefeito Dean Trantalis anunciaram na terça-feira, 21, na prefeitura que um subsídio federal de quase US $ 470.000 ajudará a estabelecer o novo Law Enforcement Crime Gun Intelligence Center (Centro de Inteligência de Armas Criminais) da cidade e apoiar sua tecnologia.

“Qualquer oportunidade que tivermos como cidade de reduzir a violência armada vai melhorar a qualidade de vida aqui em nossa comunidade”, disse Trantalis durante a entrevista coletiva.

De 2018 a 2020, a cidade experimentou um aumento de 51% em incidentes armados, de acordo com o pedido de subvenção. O sistema ShotSpotter já está ajudando os policiais a responder aos disparos, mas agora eles estarão coletando cartuchos de balas mesmo quando não houver vítimas identificáveis.

O centro usará impressões digitais balísticas - um padrão único de marcas de arma de fogo deixadas na munição descarregada que serve como uma ferramenta forense - e se concentrará na área central, onde cerca de 40% dos tiroteios acontecem.

Em 1997, o ATF estabeleceu a National Integrated Ballistics Identification Network, ou NIBIN, um banco de dados digital de evidências de crimes. A FLPD e BSO estão entre os 20 parceiros da NIBIN na Flórida. A lista também inclui os laboratórios criminais do Departamento de Polícia de Miami, do Departamento de Polícia de Miami Gardens, do Departamento de Polícia de Miami-Dade e do Departamento de Polícia da Flórida. 

O centro terá acesso a um banco de dados nacional e é projetado para tornar mais fácil para o FLPD trabalhar com o FBI; o Escritório de Álcool, Tabaco e Armas de Fogo; o US Marshalls Service; o Departamento de Correção, Liberação e Liberdade Condicional; o Broward Sheriff’s Office e o Broward County State Attorn's Office. Com informações do Local 10.