Mais policiais morreram de COVID do que tiros na Flórida, aponta levantamento

Por Arlaine Castro

A Flórida é responsável por mais de 10% de todas as mortes por policiais COVID-19 em todo o país.

Mais policiais morreram de COVID-19 do que tiros ou outros ferimentos relacionados ao trabalho na Flórida, de acordo com levantamento do Orlando Sentinel.

No sul da Flórida em particular, 33 policiais perderam a vida no cumprimento do dever durante os últimos 2 anos. Três foram mortos a tiros, um morreu em um acidente de carro, um morreu devido a um ferimento e 28 morreram de COVID-19.

“É o assassino número um da polícia, sem dúvida”, disse Chuck Wexler, PhD, diretor executivo do Police Executive Research Forum, ao jornal.

“Mais policiais morrerão de COVID do que serão baleados, esfaqueados ou morrerão em acidentes de trânsito”, disse ele. “E é um assassino de oportunidades iguais.”

Em todo o país, a COVID-19 foi a principal causa de morte de policiais durante os últimos 2 anos, de acordo com estatísticas compiladas pela Official Down Memorial Page. Mais de 570 policiais morreram de coronavírus, o que representa 66% dos que morreram no cumprimento do dever. Cerca de 180 policiais morreram em acidentes de trânsito ou outros problemas médicos, como ataques cardíacos, e 100 foram mortos por tiros.

A Flórida é responsável por mais de 10% de todas as mortes por policiais COVID-19 em todo o país. O coronavírus matou agentes penitenciários, agentes da Alfândega e da Patrulha de Fronteira, policiais da Patrulha Rodoviária da Flórida e oficiais do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos Estados Unidos, informou o jornal.

Na Flórida, 53 policiais morreram de COVID-19. Apenas o Texas perdeu mais oficiais para o COVID-19 do que a Flórida, com 151 de suas 160 mortes em serviço devido ao coronavírus. Depois disso, a Geórgia perdeu 44 oficiais devido à pandemia, e a Califórnia e a Carolina do Norte perderam 25 oficiais cada para o COVID-19.

A pandemia também teve um impacto severo nas operações da equipe, relatou o jornal. Alguns departamentos relataram que mais de 10% de seus funcionários saíram ao mesmo tempo devido a doenças ou quarentenas.

“Embora o COVID-19 seja sem dúvida uma crise de saúde pública, é também uma crise de segurança pública”, escreveu a Ordem Fraternal da Polícia em sua página documentando as mortes do COVID-19 durante o cumprimento do dever.

Algumas listas podem ser subestimadas, disse o grupo, que estima que mais de 800 policiais morreram em todo o país devido à pandemia.

Para ver o levantamento completo, clique aqui