O que esperar da economia da Flórida em 2022

Por Arlaine Castro

Taxa de desemprego deve ficar na faixa de 3%, com aumento salarial.

Indústria doméstica de lazer e viagens, desemprego, aumento salarial, inflação: o que esperar da economia da Flórida em 2022? Um dos maiores e mais conhecidos economistas da Flórida, Dr. Sean Snaith, economista da UCF (University of Central Florida), projetou com precisão as tendências durante a pandemia e recentemente compartilhou suas expectativas para a economia da Flórida no próximo ano para o canal FOX 13.

Aumentos de preços

Enfrentando os rápidos aumentos de preços, especialmente ao longo do corredor I-4 (leste a oeste na parte central do estado), Dr. Snaith relaciona à escassez de casas disponíveis - agravada por interrupções na cadeia de abastecimento - mas ele espera que o ritmo de aumento dos preços diminua.

"A capacidade de obter matérias-primas ou eletrodomésticos está desacelerando o progresso em novas construções e os estoques estão em níveis recordes agora, e isso tem alimentado a rápida valorização dos preços que vimos nos últimos anos", explicou ele. "Mas a questão da acessibilidade - quando você vê os preços subindo 10, 15, 18 por cento ano a ano - vai começar a diminuir a demanda. Portanto, eu esperaria que a valorização dos preços se nivelasse um pouco, pelo menos caísse desses níveis de dois dígitos conforme avançamos em 2022. "

Inflação

A previsão econômica do Dr. Snaith também aponta para uma inflação crescente pelo menos até o verão.
“Acho que no primeiro semestre de 2022, os consumidores ainda estarão liberando essa demanda reprimida que vimos impulsionando a economia desde o segundo semestre de 2020. Seis meses em 2022, a demanda reprimida do consumidor deveria ter facilitado e deveríamos estar de volta a uma situação mais normal. Infelizmente, levará pelo menos mais seis meses além disso para que a cadeia de abastecimento se recupere. "

Taxa de desemprego

A taxa de desemprego ao longo de 2022 será na faixa de 3%, com a média salarial aumentando, impulsionada pela falta de trabalhadores. "Parte da solução para conseguir funcionários tem sido as empresas oferecerem salários e salários mais altos. Infelizmente, isso alimenta a inflação que estamos enfrentando atualmente".

No mercado de trabalho da Flórida, Snaith projeta que irá recuperar totalmente o número de empregos de antes da pandemia. Mas ele disse que levará mais de 2022 para chegar lá. "Acho que a rotatividade continuará a ser um problema persistente porque o mercado de trabalho está incrivelmente apertado."

Indústria de lazer e viagens

A indústria doméstica de lazer e viagens se recuperará totalmente até 2022. Mas as viagens de negócios e internacionais continuarão atrasadas devido à pandemia e às restrições no exterior e à incerteza sobre a variante ômicron.