Representatividade, melhores serviços e união: as expectativas da comunidade brasileira para 2022

O Gazeta News perguntou a civis e representantes de órgãos brasileiros quais os planos para o próximo ano.

Por Arlaine Castro

Com mais de 300 mil pessoas, a comunidade brasileira na Flórida é a mais expressiva nos Estados Unidos.

A comunidade brasileira na Flórida é a mais expressiva nos Estados Unidos. Além de ser o estado favorito para quem quer se mudar para o exterior, a Flórida também é a primeira opção de 90% dos brasileiros que querem fazer negócio em algum estado americano.

Para saber mais os anseios da comunidade, o Gazeta News perguntou a algumas entidades oficiais brasileiras e também a própria população brasileira no estado sobre as expectativas e planos para 2022 que vão beneficiar a comunidade.

População

- "Que a comunidade brasileira seja mais unida, prestativa (não estou generalizando) e mais humana, com mais amor. Vejo tantos posts aqui tão agressivos com pessoas por simples perguntas ou pedidos de ajuda. E que também tivesse mais opções de mercados/e ou restaurantes brasileiros em Clermont/Groveland".

- "Que nossa comunidade seja mais unida, um ajude o outro e que sejamos apoiadores não concorrentes".

- "Que o nosso povo brasileiro que já está aqui não engane os que cheguem, que a comunidade seja mais unida, que não queira tirar vantagem do seu próprio povo, não porque os tempos foram difíceis para alguns que precisam descontar nos que chegam. Mais amor e solidariedade, porque os tempos estão difíceis".

- "Que tenha um Consulado brasileiro aqui em Orlando".

- "Aulas de inglês em locais como igrejas e centros comunitários com professores voluntários."

- "Que haja um comércio brasileiro em Haines City e restaurantes também".

- "Bom se investidores brasileiros construíssem imóveis aqui voltado a atender a demanda dos brasileiros".

- "Seria legal se tivesse um local para dar suporte para os recém chegados, mas não financeiro. Com dicas sobre CNH, ITIN (tax Number) abertura de conta em banco, pagamento de impostos, grupos na internet para emprego, dicas de trânsito, dicas das leis, etc…algo que pudesse deixar as pessoas menos reféns dos maus intencionados".

- "A comunidade precisa de um time de 'real state' que saiba escolher as melhores e mais baratas opções de locação! Profissionais que não visem a exploração e o ganho fácil, visem sim a importância do trabalho social que é ajudar seu povo a se instalar e começar a vida na América! Penso sim que hoje está e a maior necessidade da região!".

- "Que sejam eliminadas as regras e leis entre Brasil e USA quanto a imigração e turismo. Totalmente desnecessárias. Deviam haver portas abertas entre ambos países".

- "Seria interessante também ter aulas de português para filhos de brasileiros nascidos aqui".

- "Ao invés de grupo somente, uma associação capaz de dialogar e ajudar a nortear o recém chegado".

Associações e órgãos brasileiros

Entidades e instituições brasileiras na Flórida estão com novas ideias e projetos que visam ampliar o atendimento aos brasileiros que moram na Flórida, com o intuito de acolher, orientar e ajudar os conterrâneos. De campanhas a treinamento, quais os planos para o próximo ano que envolvem diretamente a comunidade brasileira na Flórida?

Consulado do Brasil em Miami

"Para o ano de 2022, nossa principal meta será continuar aprimorando o atendimento à comunidade brasileira. Nesse sentido, está em fase de teste projeto-piloto, em parceria com o Banco do Brasil Americas, de sistema de pagamento eletrônico, que permitirá o pagamento de serviços consulares por meio do cartão de débito. Outro importante acontecimento será a realização das eleições presidenciais 2022. Assim como em anos anteriores, haverá seções eleitorais em Miami e em Orlando. Na área comercial, será lançado em janeiro, em conjunto com a BACCF, guia de negócios (“O prático”), voltado para os empreendedores brasileiros na Flórida. Ademais, está em fase final de negociação o acordo de 'sister cities' entre Miami-Dade e Curitiba. Vale mencionar ainda nosso empenho em concretizar a abertura de um Vice-Consulado em Orlando, a fim de melhor atender à crescente demanda por serviços oriundos da comunidade brasileira residente nessa região", destacou Ana Maria Pasiani, secretária Cônsul-Adjunto.

Conselho de Cidadãos da Flórida

"O Conselho de Cidadãos da Flórida, cujos membros desempenham papéis de liderança perante a comunidade entra em 2022 com força total para expandir sua atuação, não somente como 'liaison' entre a comunidade e o Consulado Geral de Miami, mas também com a criação de programas que possam informar, instruir e atender necessidades nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, empreendedorismo e e empoderamento feminino. A ideia é promover iniciativas não somente através de eventos pontuais mas cobrindo todo o ano. A primeira ação será o lançamento de nosso website com informações sobre o que vem a ser o Conselho e seu papel seguido dos programas nas áreas de saúde e educação. Contamos e desejamos a participação de todos os cidadãos brasileiros aqui residentes. Aproveitamos para desejar a todos um 2022 com muita saúde, alegrias e realizações!!", disse Andrea Faria, Coordenadora Geral do Conselho de Cidadãos da Flórida.

Associação de Mulheres Empreendedoras

"A Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), desde sua criação com a nossa fundadora Lilian Mageski, sempre teve como missão ajudar as mulheres da nossa comunidade, empreendedoras ou não, a se fortalecerem e crescerem como pessoas e como empreendedoras. Nós acreditamos na importância do emponderamento feminino através do empreendedorismo. No ano de 2022 continuamos tendo como foco oferecer este apoio às nossas associadas e futuras associadas. Estamos elaborando um calendário bem diversificado que inclui workshops, eventos de rodada de negócios, palestras educativas, feiras de negócios e eventos beneficentes e de confraternização, como o Outubro Rosa (prevenção ao cancer de mama), Setembro Amarelo (Prevenção ao suicídio) e o nosso evento de Dezembro que tem como objetivo ajudar mulheres que sofrem abuso, doando bolsas femininas com produtos de higiene e de beleza. Além disso, continuamos gerando oportunidade de networking para divulgação dos business das nossas associadas, apoiando seus eventos, inaugurações, festas e ajudando na formação de novas parcerias", afirmou Danielle Santos, diretora da AME no Sul da Flórida.

Grupo Mulheres do Brasil Sul da Flórida

"Estamos muito animadas para um ano agitado em 2022. Teremos um Congresso/Feira em Abril com temas relacionados ao empreendedorismo, saúde, bem estar, jurídico e sustentabilidade. Se a COVID permitir, teremos a visita da Luiza Helena Trajano e uma comitiva de mulheres que fazem parte do grupo no Brasil e no mundo (hoje já somos mais de 100.000 mulheres que participam do grupo). Ao longo do ano faremos encontros para limpeza de praias e conscientização sobre a importância do tema sustentabilidade. E treinamentos sobre empreendedorismo para brasileiras que precisam ter melhores resultados em seus negócios para sustentar suas famílias e palestra educativa sobre tráfico humano. Em Dezembro teremos uma caminhada pelo fim da violência doméstica", contou Paola Tucunduva, do Grupo Mulheres do Brasil Sul da Flórida.