Fort Lauderdale a um passo de proibir o fumo nas praias públicas

Por Arlaine Castro

Um projeto de lei complementar será apresentado à Câmara dos Representantes da Flórida.

De acordo com a lei atual da Flórida, apenas os legisladores estaduais podem proibir o fumo em locais públicos. Mas isso pode mudar se um novo projeto de lei for assinado e permitir que as cidades decidam se querem proibir o fumo na praia ou em parques públicos.

Autoridades em Fort Lauderdale, Hollywood e outras cidades costeiras reclamam há anos por não serem capazes de proibir o fumo em suas próprias praias.

Na noite desta quarta-feira, 5, os comissários de Fort Lauderdale devem aprovar uma resolução instando todos os legisladores estaduais e o governador Ron DeSantis a apoiarem o projeto.

Joe Gruters, senador por Sarasota, vem tentando aprovar o projeto há anos. Um projeto de lei complementar será apresentado à Câmara dos Representantes da Flórida.

O projeto já morreu antes ”, disse a vice-prefeita de Fort Lauderdale, Heather Moraitis.  “Esperançosamente, ele ganha força este ano.”

Os críticos reclamam de pontas de cigarro caindo no oceano, sopradas pelo vento. Muitos mais são deixados para trás na areia. E então há o cheiro. Para os não fumantes, tudo isso incomoda.

A resolução de Fort Lauderdale assinala estatísticas que explicam por que a proibição do fumo pode ser uma boa ideia: cerca de 34 milhões de adultos nos EUA fumam, expondo cerca de 58 milhões de não fumantes ao fumo passivo. O tabagismo causa mais de 480.000 mortes por ano. Isso inclui 41.000 pessoas cujas mortes foram causadas pela exposição ao fumo passivo.

Dick Blattner defendeu a proibição do fumo em toda a praia em Hollywood, cinco anos atrás, quando ele estava na comissão da cidade. No final, seus colegas abandonaram a ideia, dizendo que estavam preocupados em entrar em conflito com a lei estadual.

“O procurador da cidade nos aconselhou a não ir contra o estado”, disse Blattner. “Devíamos ter dito que faríamos de qualquer maneira. Se o fizéssemos e o estado desse um tapa na nossa mão, não teríamos ficado pior. ”

A proibição teria feito de Hollywood a primeira cidade no sul da Flórida a apagar cigarros, charutos e cachimbos na praia, disseram autoridades de Hollywood na época.

De acordo com a proibição proposta, pessoas flagradas fumando na praia teriam que pagar multas de US $ 50 a US $ 200. Fumantes que acenderam em um parque ou playground da cidade teriam enfrentado multas ainda mais pesadas a partir de US $ 500.

Como aplicar?

Existe apenas um problema possível com o banimento: a fiscalização.

“A fiscalização vai ser complicada. É ótimo ter isso nos livros, mas torna as coisas difíceis se você não puder aplicá-lo", disse o prefeito de Deerfield Beach, Bill Ganz. “Tem sido um tema quente para muitos residentes ao longo dos anos. As pontas de cigarro na areia são absolutamente terríveis e fica difícil curtir a praia quando você tem pessoas ao seu lado fumando. ”

“A decisão sobre isso está realmente fora de nossas mãos”, disse Ganz. “Está nas mãos do estado.” Mas se isso mudar, Ganz prevê que Deerfield Beach pode ser uma das cidades na fila para proibir o fumo na praia. Com informações do Sun Sentinel.

Leia mais em CIDADES DA FLÓRIDA SE UNEM PARA PROIBIR FUMO EM PRAIAS E PARQUES PÚBLICOS