Crescimento do emprego na Flórida deve ultrapassar do país em 2022

Por Arlaine Castro

A taxa estadual de desemprego deve continuar caindo este ano.

O crescimento do emprego na Flórida ultrapassará a economia nacional e o desemprego continuará a diminuir em 2022, de acordo com uma nova previsão econômica para o Sunshine State.

A taxa de desemprego da Flórida, que estava em 4,5% em novembro, deve continuar caindo em 2022, e o início da construção de moradias vai aumentar, mas não rápido o suficiente para atender à demanda robusta no curto prazo, de acordo com a previsão divulgada no início deste mês pelo Instituto para Previsão Econômica da University of Central Florida.

O estoque de casas unifamiliares é tão escasso na Flórida que levaria apenas 1,3 meses para esgotar a oferta atual de casas na taxa de demanda atual. No âmbito nacional, a oferta ficou em 7,1 meses em outubro. Normalmente, um fornecimento de seis meses é considerado um mercado saudável e equilibrado.

“Os corretores de imóveis da Flórida estão desesperados por casas para comprar e vender”, disse o relatório da UCF. “A escassez de estoque e problemas de cadeia de abastecimento para construtores levaram a ligações frias / mensagens de texto para tentar angariar estoque.”

Em contraste com a Grande Recessão, há mais de uma dúzia de anos, o mercado imobiliário não será um "albatroz" em torno da economia da Flórida durante a contínua recuperação da pandemia, disse o relatório.

“Ao contrário, a habitação continuará a ser um importante impulsionador econômico à medida que a recuperação da recessão COVID-19 continua e os construtores trabalham para repor os estoques severamente esgotados”, disse o relatório.

O setor com maior expectativa de crescimento de empregos na Flórida nos próximos três anos é o de hospitalidade, que foi afetado nos últimos dois anos pela pandemia, com um salto previsto de 8,1%. Em seguida, vêm os serviços profissionais e empresariais, que devem crescer 3,8%. Os serviços profissionais e comerciais são empregos de colarinho branco, como advogados, arquitetos e contadores.

A população da Flórida nos próximos três anos continuará a crescer à medida que os Baby Boomers se aposentem e se mudem para o Estado do Sol, e mais pessoas em busca de emprego migrarão para a Flórida, à medida que a indústria de viagens e hospitalidade se recupera da crise causada pela pandemia nos últimos dois anos, aponta a previsão. Com informações da Associated Press.