Tornados destroem dezenas de casas e deixam 7 mil clientes sem energia na FL

Por Arlaine Castro

O tornado foi um EF2 com ventos máximos de 118 mph. Ele pode ter destruído completamente 30 casas móveis das 108 danificadas perto de Fort Myers.

Dois tornados atingiram o sudoeste da Flórida na manhã de domingo, 16, destruindo pelo menos 28 casas e danificando outras no condado de Lee, deixando cerca de 7.000 casas sem energia, disseram autoridades.

Os tornados foram gerados pelo mesmo sistema de tempestade que trouxe chuva gelada e neve para outras partes da Costa Leste, onde mais de 50 milhões de pessoas estavam sob alertas de inverno na manhã desta segunda-feira, 17.

No início desta segunda-feira, o sistema de tempestade havia cortado a energia de mais de 180.000 clientes em seu caminho, de acordo com PowerOutage.us.

Em uma entrevista coletiva no domingo, Cecil Pendergrass, co-presidente do conselho de comissários do condado de Lee, disse que pelo menos 62 casas estão atualmente "inabitáveis".

O tornado foi um EF2 com ventos máximos de 118 mph. Ele pode ter destruído completamente 30 casas móveis das 108 danificadas perto de Fort Myers, de acordo com uma pesquisa de danos feita pelo Serviço Nacional de Meteorologia. Houve feridos, mas sem gravidade, segundo as autoridades locais.

No condado de Charlotte, ao norte de Fort Myers, um tornado EF1 com ventos de 110 mph deixou um rastro de destruição, de acordo com o serviço meteorológico.

"Uma tromba d'água atravessou o estreito de Gasparilla perto da Boca Grande Causeway antes de chegar à costa como um tornado de curta duração perto de Placida danificando pelo menos 35 casas e uma instalação de armazenamento da marina", disse o NWS em um boletim. Ninguém ficou ferido, mas alguns moradores tiveram que deixar suas casas.

O sistema de tempestades também causou cancelamentos de milhares de voos. No domingo, as companhias aéreas cancelaram 3.058 voos em todo o país e mais de 1.200 voos estavam cancelados às 6h45 desta segunda-feira. Com informações da CNN.