Mulher atacada por urso enquanto passeava com cachorro diz que tem "sorte de estar viva"

Por Arlaine Castro

Vizinhos ajudaram a salvar a mulher, que se identificou como Aydee, de uma mãe ursa que a atacou para proteger seus três filhotes, segundo os vizinhos.

Uma mulher atacada por um urso fêmea enquanto passeava com seu cachorro na cidade de DeBary, condado de Volusia, na semana passada, diz que tem sorte de estar viva.

De acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida e o Gabinete do Xerife do Condado de Volusia, um chamado foi feito por volta das 21h da quinta-feira, 13.

Vizinhos ajudaram a salvar a mulher, que se identificou como Aydee, de uma mãe ursa que a atacou para proteger seus três filhotes, segundo os vizinhos. Ela se lembrou do animal atacando-a enquanto ela se dirigia para sua casa.

“Eu saí correndo e então ela estava correndo atrás de mim. Ela me agarrou pelos ombros e eu caí no chão”, disse Aydee. O cachorro conseguiu escapar ileso, mas a mulher sofreu arranhões no rosto, uma concussão e mordidas e arranhões na parte inferior das costas que exigiram uma ida ao hospital e alguns pontos.

“Foi a pior (experiência) da minha vida… Eu nunca experimentei isso antes. Tipo, você passa por coisas na vida, mas essa é a pior da vida. Número um, eu diria”, disse Aydee. “Sinto-me sortuda por estar viva.”

Vizinhos contaram que já tinham visto o animal nas redondezas com os filhotes, mas que não havia tido ataque até então.

A ursa foi sacrificada pelos agentes do FWC, mas vizinhos questionaram se era mesmo necessário ter matado o animal. 

“Infelizmente, a vizinha que você conhece foi arranhada pelo urso, e ela tem sorte de estar viva, eu acho, mas quanto à eutanásia, por que não realocá-la?” disse o vizinho David Mangham.

Para a FWC, os ferimentos da mulher provam que o urso era um risco para as pessoas. “Não podemos ter ursos vivendo em bairros dispostos a machucar alguém. Nós simplesmente não podemos permitir isso”, David Telesco, Coordenador do Programa de Gestão de Ursos da FWC.

Os filhotes, que pesam em torno de 100 libras, não foram capturados e têm condições de sobreviver por conta própria, justificou a agência.

Como canal de proteção, as pessoas podem ligar para a linha direta de Alerta de Vida Selvagem no número 888-404-3922 se se sentirem ameaçadas por um urso ou observarem um urso doente, ferido, morto ou órfão.

Ataques de ursos são extremamente raros. Este foi o 14º ataque a um humano desde 2006, segundo o canal WFLA.