Ataques de tubarão aumentaram em todo o mundo em 2021

Por Arlaine Castro

Grupo de tubarões Blacktip.

Os ataques de tubarões aumentaram em todo o mundo em 2021 após três anos consecutivos de declínio, embora o fechamento de praias em 2020 causado pela pandemia de COVID-19 possa fazer os números parecerem mais dramáticos do que são, disseram autoridades na segunda-feira, 24.

Pesquisadores do International Shark Attack File registraram 73 incidentes não provocados no ano passado, em comparação com 52 mordidas em 2020, de acordo com um novo relatório. A pesquisa é administrada pelo Museu de História Natural da Flórida e pela American Elasmobranch Society.

O gerente do International Shark Attack File, Tyler Bowling, apontou que 52 mordidas em 2020 foram as mais baixas documentadas em mais de uma década. As 73 mordidas em 2021 se alinham mais com a média global de 72 mordidas durante cinco anos. 

“As mordidas de tubarão caíram drasticamente em 2020 devido à pandemia.” Bowling disse em um comunicado. “O ano passado foi muito mais típico, com números médios de mordidas de uma variedade de espécies e mortes de tubarões brancos, tubarões-touro e tubarões-tigre”.

Os pesquisadores viram um total de 11 mortes relacionadas a tubarões no ano passado, com nove consideradas não provocadas. A Austrália liderou o mundo com três mortes não provocadas, seguida pela Nova Caledônia com duas. Os Estados Unidos, Brasil, Nova Zelândia e África do Sul tiveram um único ataque fatal de tubarão não provocado.

Ataques não provocados ocorrem quando não há provocação humana. Ataques provocados são definidos como quando humanos iniciam contato, como mergulhadores tentando tocar um tubarão ou pescadores removendo um tubarão de uma rede de pesca, de acordo com o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão.

A Flórida liderou os EUA e o resto do mundo em mordidas de tubarão não provocadas por décadas, e a tendência continuou em 2021, disseram os pesquisadores. A Flórida teve 28 mordidas não provocadas no ano passado, em comparação com 19 no resto dos EUA e 26 no total fora dos EUA. Isso é consistente com a média anual de cinco anos mais recente da Flórida de 25 ataques. Das 28 mordidas não provocadas da Flórida, 17 foram no condado de Volusia, que inclui Daytona Beach.

O único ataque fatal de tubarão não provocado nos EUA em 2021 foi na Califórnia. Um homem foi morto enquanto praticava bodyboard em Morro Bay na véspera de Natal. Fonte: Associated Press.