Turismo deve liderar crescimento de empregos em Orlando em 2022

A área liderou em ganhos de emprego em lazer e hospitalidade em dezembro.

Por Arlaine Castro

A taxa de desemprego de Orlando foi de 3,8% em dezembro de 2021.

O mercado de trabalho está em recuperação em toda a Flórida, especialmente em Orlando - berço dos parques temáticos mais visitados do mundo.

Em todo o país, o emprego ainda está 2% abaixo dos níveis pré-pandemia. A Flórida se recuperou melhor em nível estadual, retornando com mais de 90% dos empregos perdidos, segundo o Departamento de Oportunidades Econômicas do estado.

A área de Orlando ganhou o maior número de empregos no setor privado em dezembro de 2021, entre todas as áreas metropolitanas, e teve a taxa de crescimento de empregos mais rápida do setor privado ao longo do ano. Orlando adicionou 87.900 novos empregos no setor privado, aumentando 8,3% ao longo do ano. A taxa de desemprego de Orlando foi de 3,8% em dezembro de 2021, abaixo dos 4,5% relatados em dezembro de 2020, informa o site do Departamento.

A força de trabalho da área de Orlando em dezembro de 2021 aumentou 114.624 ao longo do ano, um aumento de 9,3%. As indústrias que mais empregos ganharam ao longo do ano incluem lazer e hospitalidade, aumentando em 32.800 empregos; comércio, transporte e serviços públicos, aumentando em 15.800 empregos; serviços profissionais e empresariais, aumentando em 14.100 empregos; e serviços de educação e saúde, aumentando em 10.100 empregos. A área de Orlando liderou as áreas metropolitanas em ganhos de emprego em lazer e hospitalidade; serviços de educação e saúde; construção; e fabricação.

Estimulando a recuperação no novo ano, estão aumentando as reservas antecipadas de hotéis em janeiro e fevereiro, bem como mais negócios do grupo chegando a Orlando. As companhias aéreas também estão recebendo demanda de passageiros que chegam a Orlando.

As viagens domésticas estão crescendo, embora as viagens internacionais recém-retornadas ainda não tenham se recuperado totalmente. O governo dos EUA suspendeu as restrições de viagens em voos internacionais no início de novembro, permitindo que alguns turistas estrangeiros retornassem ao país pela primeira vez desde o início da pandemia.

Os números mais recentes do Visit Orlando indicam que o crescimento inicial do turismo em 2022 traz impulso a partir dos últimos meses de 2021. A receita tributária de hotéis de novembro aumentou 184% em comparação com um ano atrás em novembro de 2020, durante um período antes que as vacinas estivessem amplamente disponíveis.

O controlador do condado de Orange, Phil Diamond, anunciou que a receita tributária de hotéis do condado atingiu cerca de US$ 25 milhões em novembro, informou o Florida Politics.

No total, a Flórida ganhou 1.168.400 empregos no setor privado desde abril de 2020, o que representa a recuperação de 92,1% dos empregos perdidos durante a pandemia. A Flórida continua a ver aumentos significativos na força de trabalho, crescendo 616.000 ao longo do ano, pois os floridianos continuam confiantes em retornar à força de trabalho. A taxa de desemprego da Flórida caiu para 4,4%, diminuindo 0,7% ao longo do ano.

Onde buscar vagas de emprego

Os dados do mês de dezembro indicam que continuam a haver muitas oportunidades de emprego disponíveis para os moradores em todo o estado, com quase 550.000 empregos publicados online. Aqueles em busca de trabalho e novas oportunidades de emprego são incentivados a recorrer à rede CareerSource Florida para obter ajuda.

Os moradores da Flórida também podem encontrar orientação para se registrar no Employ Florida e pesquisar listas de vagas de emprego locais disponíveis. Os candidatos a carreira também podem melhorar a empregabilidade aperfeiçoando as habilidades de redação e entrevista de currículo, estabelecendo metas de carreira e buscando treinamento de carreira personalizado. Esses serviços são fornecidos sem custo para os candidatos a emprego.