Matadores de iguanas: caçadas se tornam atração turística na FL

Por Arlaine Castro

Mapeamento mostra mais iguanas no norte da Flórida.

Estado do turismo, a Flórida não podia deixar de ter mais uma atração: caçar e matar iguanas virou atração turística. Turistas de todo o país têm vindo e pagam em torno de US500 dólares para ter a oportunidade.

Chris Whitaker e sua namorada Krissy Garcia vieram do Texas para Fort Lauderdale só pela caça. Eles pagaram US$ 500 à Hunting Iguanas LLC por quatro horas de caça de iguanas no condado de Broward, onde os répteis não nativos encontraram um lar agradável ao longo de canais ladeados por uma variedade exuberante de árvores.

"Eu vi no Facebook e pensei: 'Cara, eu tenho que fazer isso'", disse Whitaker, 29 anos, e caçador experiente.

“Temos pessoas de todos os Estados Unidos, de todos os lugares. E o comentário deles é que este é um esporte e uma caça que nunca tinham pensado. Eu tenho clientes que caçaram todos os animais na América do Norte”, disse Gene Parker, proprietário da empresa.

Odiadas em muitos bairros por consumirem flores, árvores frutíferas e hortas, as iguanas verdes se tornaram uma oportunidade de negócio para várias empresas que lideram caçadas guiadas ao longo dos canais do sul da Flórida.

Uma porta-voz da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida disse que as excursões de caça de iguanas não exigem licenças, mas devem obedecer às leis sobre crueldade animal e segurança pública.

“As iguanas verdes, como todas as espécies invasoras não nativas, não são protegidas na Flórida, exceto pela lei anti-crueldade”, disse Lisa Thompson, porta-voz da comissão de vida selvagem, por e-mail. Armas de fogo e pistolas de ar “podem ser ferramentas úteis para matar iguanas humanamente em algumas circunstâncias”, disse ela.

A lei da Flórida contra a crueldade com animais torna crime de terceiro grau cometer qualquer ato com um animal que resulte em “morte cruel ou inflição excessiva ou repetida de dor ou sofrimento desnecessários”.

As caças podem ser feitas sozinho, em dupla ou até em grupos maiores. Com informações do Sun Sentinel.