Após tiroteios, Miami Beach impõe toque de recolher durante o Spring Break

Por Arlaine Castro

A área concentra bares e restaurantes em South Beach.

Diante de tiroteios durante o recesso de spring break no último final de semana, as autoridades de Miami Beach declararam estado de emergência e anunciaram na segunda-feira, 21, um toque de recolher para a área de South Beach.

Dois tiroteios no fim de semana deixaram cinco pessoas feridas. Além disso, desde a metade de fevereiro, quando começou o spring break, nove policiais ficaram feridos em diversas ocorrências, afirmou o chefe da polícia, Richard Clements, que acrescentou ainda que cem armas foram confiscadas no mesmo período.

No ano passado, já durante a pandemia, a polícia de Miami Beach prendeu mais de mil pessoas durante essas festas. Na ocasião, a cidade também adotou estado de emergência e o toque de recolher.

O prefeito Dan Gelber disse que os tiroteios ocorreram durante um período em que “dezenas de milhares de pessoas” vêm para a cidade, criando uma indesejada “multidão festeira”. South Beach é famosa como ponto de encontro de turistas e concentra vários bares e clubes. 

"Não podemos mais suportar isso, simplesmente não podemos", disse Gelber, acrescentando que 371 policiais foram mobilizados no fim de semana. “Este não é o Spring Break do seu pai, da sua mãe. Isso é algo totalmente diferente. Não pedimos pelo recesso, não promovemos, não encorajamos, apenas suportamos e, francamente, é algo que não queremos suportar.”

Os comissários da cidade se reunirão nesta terça-feira, 22, para finalizar o toque de recolher, que vai das 12h01 às 6h de quinta-feira, 24, até segunda-feira, 28. O toque de recolher se aplica a uma área específica de South Beach com muitos bares e restaurantes, disse Veronica Paysse, porta-voz da cidade.

A polícia pedirá que as pessoas voltem para casa depois da meia-noite, disse Gelber. As autoridades da cidade também considerarão um toque de recolher nos finais de semana seguintes.

Pouco depois da 1h da manhã de segunda-feira, duas mulheres foram baleadas na Ocean Drive, uma avenida repleta de bares e restaurantes que atrai muitos turistas e foliões, segundo o Departamento de Polícia de Miami Beach. Antes, por volta da meia-noite, três pessoas foram hospitalizadas com ferimentos sem risco de vida após um tiroteio que também ocorreu na Ocean Drive. Os tiroteios continuam sob investigação, disse o chefe de polícia, Richard M. Clements. Com informações da NBC Miami.