Doença respiratória contagiosa se espalha em cães no sul da Flórida

Por Arlaine Castro

Chamado de Complexo de Doenças Respiratórias Infecciosas Caninas, ou sua sigla em inglês, CIRDC, o vírus provoca "uma gripe canina ou um resfriado canino".

O Miami-Dade Animal Services está pedindo aos donos de cães que observem com mais atenção seus animais de estimação em público, pois uma nova doença altamente contagiosa se espalha pelo sul da Flórida.

Chamado de Complexo de Doenças Respiratórias Infecciosas Caninas, ou sua sigla em inglês, CIRDC, é “como uma gripe canina ou um resfriado canino. São vários vírus que afetam o trato respiratório e causam sintomas respiratórios. Espirrar e tossir é muito comum ”, disse a Dra. Maria Serrano, veterinária do Animal Services.

Além da tosse, os sintomas englobam secreção nasal e nos olhos, e dificuldade para respirar.
O Animal Services disse que houve muitos casos de CIRDC relatados em todo o sul da Flórida. Eles pedem aos donos de cães que ajudem a proteger seus animais de estimação, mantendo-os atualizados sobre as vacinas de rotina e longe de locais com outros cães.

“Fique longe de lugares que tenham cães aglomerados. Então, parques de cães, tosadores, em qualquer lugar onde haja muitos cães juntos. Além disso, evite o contato nariz a nariz entre os cães”, disse Serrano.

O vírus é transmitido pelo contato direto com um cão infectado e pelo contato com pessoas que foram expostas ao vírus. O vírus pode ser transportado nas roupas, nas mãos das pessoas e em itens como tigelas de comida/água, coleiras/trelas, brinquedos e roupas de cama.

No entanto, o vírus é facilmente morto pela maioria dos desinfetantes, lavagem das mãos com água e sabão, lavagem normal de roupas e lavagem de tigelas e brinquedos com água e sabão.

No Trails and Tails Park em Doral, alguns donos de cães disseram que nunca ouviram falar do CIRDC.
Se o seu cão começar a apresentar sintomas respiratórios citados acima, procure um veterinário porque existe um tratamento disponível, um regime de antibióticos.

O período de incubação é de três e 10 dias. Se infectado, pode durar de duas semanas a um mês. Humanos e gatos não pegam o vírus. Fonte: Canal WFOR.