Peso de adolescente que morreu após cair da Orlando Free Fall era além do permitido

Por Arlaine Castro

Tire Sampson, de 14 anos, morreu após cair do assento em que estava na Orlando Free Fall.

O manual de operações da Orlando FreeFall, a torre de queda livre no ICON Park, onde Tire Sampson, de 14 anos, morreu após cair na semana passada, indica que ele excedia as restrições de peso do passeio. 

De acordo com o Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida, a agência que inspeciona e supervisiona algumas atrações na Flórida, com base em documentos relacionados à investigação inicial da tragédia, incluindo o manual de operações e inspeções anteriores, não há restrição de peso mínimo, mas há uma restrição de peso máximo para andar no brinquedo: 130 quilos, que é aproximadamente 287 libras.

Segundo a família, que contratou um advogado para cuidar do caso, o adolescente tinha 1,80m de altura e pesava 140kg, em torno de 309 libras, de acordo com seu pai, Yarnell Sampson.

Ou seja, de acordo com o manual, o garoto não deveria estar naquele passeio. Mas mesmo assim ele foi permitido. Investigadores analisam os operadores do dia e as falhas no cumprimento das regras. 

"Tenha cuidado ao ver se cabem convidados grandes nos assentos. Verifique se eles se encaixam nos contornos do assento e se o suporte se encaixa corretamente. Se não for assim - Não deixe essa pessoa andar", diz o manual.

"Não pedir a ele para sair ou pelo menos prendê-lo adequadamente foi, é imperdoável. Não consigo entender", disse Bill Kitchen, presidente da US Thrill Rides, uma empresa de consultoria e design de entretenimento em Orlando que projeta mais de 200 atrações.

Kitchen revisou o vídeo dos minutos que antecederam a queda fatal e, em sua opinião de especialista, ele diz que os operadores de passeios não conseguiram garantir que o menino estivesse seguro.

Apesar das restrições do manual, a preocupação maior é garantir que qualquer pessoa não possa deslizar para fora do assento, que foi o que aconteceu com o adolescente. Outras restrições listadas no manual incluem garantir que os visitantes estejam em "boas condições físicas e mentais, especificamente não sob a influência de drogas ou álcool" e não tenham problemas de saúde no coração ou nas costas.

Segundo a família do adolescente, ele estava em Orlando com amigos do time de futebol do qual participava e com outra família do Missouri. Eles foram ao ICON Park na última quinta-feira para se divertir.

Torre de queda mais alta do mundo

A Orlando FreeFall é anunciada como a torre de queda mais alta do mundo, de acordo com o site do ICON Park, que desde então removeu a página da atração do site. Ela fica a 430 pés (130 metros) de altura e leva os passageiros ao topo, inclina brevemente para a frente e, em seguida, cai livremente cerca de 400 pés a 75 milhas por hora.

Inaugurada em dezembro de 2021, a atração permanece fechada desde o acidente enquanto a investigação é conduzida.

Na segunda-feira, 28, os proprietários do ICON Park enviaram uma carta ao Slingshot Group of Companies, proprietário do Orlando FreeFall e do Orlando Slingshot, outra atração do parque, e exigiram que ambos os passeios fossem fechados imediatamente e até que a segurança de ambos seja verificada. Com informações da Fox35 News.