Flórida é o 4º estado em número de veículos com hodômetros adulterados

Por Arlaine Castro

75.000 veículos estão com hodômetros adulterados na Flórida.

É um crime que custa aos americanos US$ 1 bilhão por ano e está se espalhando pela Flórida. O Sunshine State agora ocupa o quarto lugar no país em veículos na estrada com hodômetros (painel que marca os quilômetros rodados) adulterados, re3ata carfax,

A investigadora da I-Team, Jackie Callaway, descobriu que o medo de perder um negócio coloca os compradores em risco. Ela estima que há mais de 75.000 veículos na estrada com um hodômetro adulterado no estado.

A busca de Lonnie Williams, residente em Tampa, por um caminhão terminou com um anúncio de revendedor on-line de um Ford F-150 2007. O anúncio dizia que o caminhão tinha 171.000 milhas nele. E de acordo com a nota de venda da Williams da 813 Wheels and Deals LLC em Tampa, a quilometragem era de pouco mais de 174K.

"Se você está me dizendo que o caminhão tem 171.000 milhas, é nisso que estou acreditando porque é o que é anunciado", disse Williams.

Porém, a investigadora da I-Team encontrou um problema com a leitura do hodômetro do Ford. O relatório da Carfax mostrou que um proprietário anterior registrou a mesma picape em 2017, quando tinha 242.000 milhas.

O medo de ficar de fora em meio ao aquecido mercado de carros usados impede os compradores de exigir um relatório do histórico do veículo ou de ter o veículo inspecionado por um mecânico.

Tampa ficou no top 20 de mais de 200 áreas metropolitanas nos EUA pelo mesmo motivo. A área abriga cerca de 18.000 veículos com falsas leituras de hodômetro.

Na Flórida, quando você compra um veículo "como está", não há recurso se ele “desmoronar” na estrada.

É contra as leis estaduais e federais adulterar ou reverter um hodômetro, mas acontece muito. Para verificar a última quilometragem registrada em qualquer veículo é rápido e gratuito. Faça login no site da Florida Highway Safety Motor Vehicles.

O DMV da Flórida recomenda seguir estas etapas para evitar ser queimado por fraude de hodômetro:

-Procure sinais de desgaste nas pastilhas de freio e acelerador ou a recente substituição das pastilhas;

-Verifique se há parafusos soltos ao redor do painel;
-Observe o desgaste dos bancos ou atente para a instalação de novas capas, um veículo com baixa quilometragem não deve apresentar desgaste excessivo;
-Se o carro tiver menos de 20.000 milhas, não deve ter um jogo de pneus de reposição;
-Peça para ver os registros de manutenção do veículo e o manual do proprietário original do veículo; e
-Considere ter o veículo inspecionado por um mecânico respeitável de sua escolha.

Relate suspeita de adulteração do hodômetro ao DMV aqui.