Tubarão-martelo é encontrado morto na areia de Pompano Beach

Por Arlaine Castro

Banhistas tropeçaram no cadáver do tubarão na área da 12th Avenue e 14th Street, em Pompano Beach.

As autoridades tentam desvendar a origem e a morte de um tubarão-martelo (hammerheads) que apareceu na praia na manhã de quarta-feira, 6, em Pompano Beach.

Banhistas tropeçaram no cadáver do tubarão na área da 12th Avenue e 14th Street. Logo, uma multidão se formou no local. Bem maior do que alguns que aparecem nas águas rasas das praias da Flórida, o animal marinho é estimado em cerca de 11 pés de comprimento.

Um equipamento pesado foi levado para remover o tubarão da areia enquanto uma multidão se reunia para assistir.

Não está claro se o tubarão morreu de causas naturais ou se foi morto por pescador ou outra pessoa.

Espécie comum da Flórida 

Os hammerheads são uma visão relativamente comum de se ver na Flórida. A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC, na sigla em inglês) disse que os grandes tubarões-martelo são nativos do estado e podem ser encontrados nas águas rasas das costas do Atlântico e do Golfo do estado.

Em 16 de março, um "grande" tubarão-martelo foi visto se alimentando perto da costa de uma praia para cães em Ponce Inlet, no condado de Volusia.

No ano passado, três mulheres foram cercadas por sete tubarões-martelo na água de uma praia perto de Pensacola.

O biólogo marinho e especialista em tubarões do Texas, Jonathan Davis, disse recentemente à Newsweek que não é incomum que as pessoas encontrem tubarões-martelo em águas rasas, porque é onde eles vivem, mas que isso não torna a espécie uma ameaça para os humanos.

"Eu não classificaria os tubarões-martelo como um perigo para os humanos e definitivamente colocaria sua taxa de 'ataque' como muito rara", disse.