DeSantis propõe redistribuição de distritos políticos da Flórida

Por Arlaine Castro

DeSantis acusou Biden de tentar "isolar" a Flórida, sugerindo que as políticas de fronteira de seu governo são responsáveis ??por um recente surto de infecções por coronavírus.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, propôs na quarta-feira, 13, uma reformulação partidária dos distritos do Congresso do estado que pode ajudar seu partido a conquistar quatro cadeiras na Câmara dos Deputados dos EUA em novembro.

Como os mapas anteriores apresentados pelo escritório de DeSantis, a oferta mais recente provavelmente reduziria o número de distritos onde os eleitores negros são uma pluralidade e dificultaria a vitória dos democratas em qualquer lugar ao norte de Orlando ou fora das grandes cidades.

Se o mapa proposto for aprovado e sobreviver a um desafio legal, o resultado pode levar a "eliminar totalmente os ganhos de redistritamento nacional (dos democratas) até agora", Dave Wasserman, que analisa as corridas da Câmara como editor sênior do The Cook Political Report com Amy Walter, escreveu no Twitter.

É quase certo que o mapa obterá aprovação da legislatura controlada pelos republicanos quando os legisladores estaduais se reunirem na próxima semana em uma sessão especial para finalizar o trabalho de redistribuição das linhas parlamentares do estado, feito uma vez por década.

Embora a Constituição do estado coloque os legisladores no comando do redistritamento, os líderes legislativos do Partido Republicano anunciaram esta semana que cederiam a DeSantis, encerrando uma disputa de poder entre os dois ramos do governo que já dura meses.

DeSantis exigiu que os legisladores desmantelassem o 5º Distrito Congressional da Flórida, atualmente representado pelo democrata Al Lawson, que conecta comunidades negras de Tallahassee a Jacksonville. Ele alegou que foi racialmente manipulado e na terça-feira prometeu substituí-lo por um distrito "neutro de raça".

O novo mapa de DeSantis faria isso dividindo Jacksonville, a cidade com a maior população afro-americana do estado, em dois distritos de tendência republicana. Ele também mudaria o 10º Distrito Congressional da Flórida - uma cadeira na área de Orlando representada por Val Demings, um democrata negro agora concorrendo ao Senado dos EUA - para o leste em direção às comunidades mais brancas.

Os legisladores republicanos da Flórida já haviam alertado que diminuir o poder dos eleitores negros violaria a emenda constitucional aprovada pelos eleitores, conhecida como Fair Districts, que exige que os legisladores dêem às comunidades minoritárias a oportunidade de “eleger representantes de sua escolha”.

No entanto, DeSantis acolheu um desafio legal, sugerindo que a conservadora Suprema Corte do estado poderia desfazer a emenda Fair Districts. Ele prometeu vetar qualquer mapa que não separasse o 5º Distrito – e o fez no mês passado.

O mapa também empurraria partes de St. Petersburg para um distrito de Tampa, tornando provável que dois assentos ocupados pelos democratas em Tampa Bay se tornem um.

Os republicanos atualmente têm uma vantagem de 16 a 11 na delegação da Câmara dos EUA na Flórida. O estado adicionou um 28º distrito após o censo dos EUA de 2020. Com informações da CNN.