Governador convoca sessão especial para discutir seguro de propriedade na FL

Por Arlaine Castro

Cerca de 85% dos alunos frequentam escolas por meio de um programa de vouchers estaduais.

O governador Ron DeSantis disse nesta segunda-feira, 18, que convocará uma sessão legislativa especial em maio para resolver problemas no sistema de seguro de propriedade que levaram os proprietários a perder cobertura e serem atingidos por grandes aumentos de taxas.

DeSantis fez o anúncio durante uma aparição em Jacksonville, mas não especificou imediatamente as datas da sessão. O anúncio veio um dia antes de os legisladores se reunirem para uma sessão especial para redesenhar os distritos congressionais.

O governador indicou que a sessão de seguros tentaria “trazer alguma sanidade e estabilizar e ter um mercado em funcionamento”.

“Estou confiante de que seremos capazes de fazer isso”, disse DeSantis ao anunciar dinheiro para um novo centro de trauma na UF Health Jacksonville. “Não estou confiante de que seremos capazes de superar esta semana. Mas o que vou assinar esta semana é uma proclamação para definir as datas de uma sessão especial em maio. Vamos trabalhar com os líderes legislativos nessas datas e terá como foco principal a reforma do mercado de seguros imobiliários.”

DeSantis disse que a sessão especial pode abordar outras questões que não foram resolvidas durante a sessão legislativa ordinária, que terminou em 14 de março. Entre as questões de alto perfil que não foram aprovadas estava um plano para colocar requisitos adicionais em edifícios de condomínios após o colapso mortal no ano passado do edifício Champlain Towers South em Surfside.

A Câmara e o Senado estavam em desacordo durante a sessão ordinária sobre como lidar com os problemas de seguro de propriedade, com o Senado tentando ser mais agressivo no apoio às seguradoras privadas, propondo permitir novas franquias de até 2% em sinistros de danos ao telhado – uma consequência de reclamações de seguradoras de que sinistros questionáveis, se não fraudulentos, estão elevando os custos.

Mas a Câmara rejeitou a ideia, o que levaria a um aumento dos custos desembolsados para os proprietários que precisam substituir os telhados danificados.

O presidente da Câmara, Chris Sprowls, R-Palm Harbor, também disse que os legisladores devem dar mais tempo para que as mudanças no seguro de propriedade feitas em 2021 sejam totalmente implementadas.

Mas os problemas continuaram no mercado de seguros, com as empresas abrindo mão de apólices e buscando grandes aumentos nas taxas por causa do que autoridades do setor dizem ser grandes perdas financeiras. Duas seguradoras, a St. Johns Insurance Co. e a Avatar Property & Casualty Insurance Co., foram recentemente colocadas em liquidação judicial devido a insolvências.

Parte das consequências também levou milhares de proprietários de imóveis por semana a obter cobertura da Citizens Property Insurance Corp., apoiada pelo Estado, que foi criada como uma seguradora de último recurso. Os cidadãos tinham 817.926 apólices em 31 de março e espera-se que cheguem a 1 milhão até o final do ano.

Os líderes estaduais há muito procuram transferir as políticas do Citizens para o mercado privado, pelo menos em parte devido a preocupações com riscos financeiros se o estado for atingido por um grande furacão ou vários furacões. Fonte: ClickOrlando.