Juiz autoriza Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 no Hard Rock Stadium

Por Arlaine Castro

A primeira corrida de Fórmula 1 do GP de Miami acontecerá do lado de fora do Hard Rock Stadium, em Miami Gardens, de 6 a 8 de maio.

Um juiz do sul da Flórida decidiu na quarta-feira, 20, que não bloqueará a corrida de Fórmula 1 que acontecerá do lado de fora do Hard Rock Stadium, em Miami Gardens, de 6 a 8 de maio.

Uma batalha na justiça foi liderada pelos moradores de Miami Gardens com o intuito de impedir o evento.

Eles decidiram tomar medidas legais por temerem que o ruído gerado pelos carros de corrida pudesse causar perda auditiva permanente. A alegação é a de que é contra a lei de ruído da cidade, que proíbe qualquer ruído que perturbe, prejudique ou coloque em risco o conforto de seus moradores.

Já os advogados do Miami Dolphins, responsável por trazer a Fórmula 1, argumentam que a portaria oferece exceções para eventos que beneficiam a cidade, acrescentando que não há evidências de que as corridas causem danos.

“Meus clientes não estão fazendo nada além de viver o dia a dia em suas casas que possuem há décadas e pagam impostos”, disse o advogado Samuel Dubbin. “São os réus, particularmente os réus do estádio, e a cidade também, que estão prestes a violar a lei e prejudicá-los”.

“Isso é absolutamente falso”, disse a advogada Melissa Pallet Vasquez. “Certamente, não há absolutamente nenhuma base para sugerir que haverá lesão física de qualquer tipo.”

No entanto, o juiz do Tribunal do Circuito de Miami-Dade, Alan Fine, disse que nenhum dos lados ofereceu evidências de quais serão os níveis de ruído e ordenou monitoramento de som durante a corrida.

O processos segue na justiça, depois da primeira corrida em maio. 

“Adiando para depois da primeira corrida uma audiência de liminar para corridas futuras, teremos a capacidade, ou as partes terão a capacidade, de saber exatamente quais são os níveis de ruído de fato”, disse Fine.

A Câmara Municipal de Miami Gardens aprovou um acordo de 10 anos em abril do ano passado para o evento anual de Fórmula 1 na área de estacionamento do Hard Rock Stadium, um acordo que inclui um pacote de benefícios de US$ 5 milhões para a cidade. Fonte: Local 10.