Casos de meningite se espalham pela Flórida

Por Arlaine Castro

Três novos casos da doença surgiram entre jovens de 18 a 22 anos em Tallahassee, norte da Flórida.

Casos de meningite estão se espalhando pela Flórida. Três novos casos da doença surgiram entre jovens de 18 a 22 anos em Tallahassee, norte da Flórida, e o Departamento de Saúde Pública da Flórida emitiu recomendação para que populações vulneráveis sejam vacinadas.

Com 27 casos de meningite em 2021 e 21 casos em 2022, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, a disseminação da meningite pode não parecer uma ameaça grave. No entanto, uma vez contraída, a meningite pode induzir inflamação do cérebro e da medula espinhal, causando confusão, náusea, rigidez de nuca e fortes dores de cabeça.

Bebês e jovens, principalmente estudantes universitários, correm alto risco de contrair a doença, principalmente se moram com pessoas com HIV.

O que é a meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro; é causada, principalmente, por bactérias ou vírus e nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.

A meningite se espalha por contato próximo, como beijar ou compartilhar utensílios. Os sintomas da infecção podem aparecer após algumas horas, mas em alguns casos os indivíduos infectados podem não descobrir por 1-2 dias.

“Isso soa o alarme da epidemiologia e eles querem começar a garantir que se saiba que há uma vacina disponível para isso”, disse Jeremy Redfern, secretário de imprensa do FDPH.

Com base nas diretrizes dos Centros de Controle de Doenças (CDC), a vacinação é recomendada para crianças a partir de dois meses, especialmente se estiverem viajando para países específicos onde a doença meningocócica é mais prevalente, bem como para pré-adolescentes entre 11 e 12 anos, com dose de reforço de acompanhamento sendo administrada aos 16 anos.