Acordo de quase US$ 1 bilhão é anunciado pelo colapso do condomínio de Surfside

Por Arlaine Castro

55 apartamentos do condomínio Champlain Tower South em Surfside, norte de Miami Beach, vieram abaixo na madrugada de 24 de junho.

Um acordo de quase US $ 1 bilhão pelo colapso do prédio em Surfside, na área de Miami Beach, em junho do ano passado, foi anunciado na tarde de quarta-feira, 11.

O litígio de indenização às famílias das vítimas e sobreviventes da tragédia ocorrida em 24 de junho de 2021, e que matou 98 pessoas, estava avançando lentamente nesse quase um ano. 

O edifício residencial de 12 andares desabou parcialmente por volta da 1h15 da manhã do dia 24 de junho no condomínio Champlain Towers South, na cidade litorânea de Surfside, cerca de 10 quilômetros ao norte de Miami Beach. Aproximadamente 55 das 136 unidades do complexo à beira-mar foram destruídas.

Os advogados envolvidos no processo de ação coletiva que representam os inquilinos anunciaram que um acordo de US$ 997 milhões foi alcançado com as seguradoras. O acordo cobrirá as famílias daqueles que morreram, bem como os sobreviventes, de acordo com os advogados.

Após a notícia, o juiz do circuito de Miami-Dade, Michael Hanzman, disse que estava "sem palavras". "Estou chocado com este resultado - acho fantástico", disse o juiz ao tribunal. "Esta é uma recuperação que está muito além do que eu esperava."

O juiz disse que quer todo o acordo finalizado até o aniversário de um ano em 24 de junho, com pagamentos feitos até o outono. Os valores que cada família vai receber ainda não foram definidos. As moções para aprovação preliminar serão entregues no máximo em uma semana.

Os restos mortais da última vítima foram identificados mais de um mês depois, em 26 de julho, após uma enorme missão de busca e resgate que se tornou uma operação de recuperação.

As vítimas variaram de crianças pequenas, inclusive o filho de uma brasileira, a casais idosos, e incluíram famílias, moradores de longa data de Surfside e turistas hospedados no prédio. Fonte: Local 10.

Relembre a cobertura do Gazeta News sobre brasileiros envolvidos na tragédia:

CORPOS DE FILHO E MARIDO DE BRASILEIRA SÃO ENCONTRADOS NOS ESCOMBROS DE SURFSIDE (FL)

AMIGOS SE JUNTAM PARA AJUDAR BRASILEIRA CUJOS FILHO E MARIDO ESTÃO DESAPARECIDOS

"UM MILAGRE, NÃO VEJO DE OUTRA FORMA", CONTA BRASILEIRO QUE ESCAPOU DO DESABAMENTO DE PRÉDIO EM SURFSIDE (FL)