Baleia encontrada morta em Florida Keys tinha lixo no estômago

Por Arlaine Castro

A baleia cachalote de 40 toneladas foi encontrada encalhada em Florida Keys e tinha lixo e detritos marinhos em seu estômago.

Cientistas dizem que uma baleia cachalote de 40 toneladas encontrada encalhada em Florida Keys tinha lixo e detritos marinhos em seu estômago. Ela estava muito magra e morreu sozinha pouco antes de ser socorrida.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) diz que soube do animal pela primeira vez em 10 de maio, quando um pescador relatou que ela estava encalhada nas águas rasas de Mud Keys, um grupo de ilhas ao norte de Key West. A baleia morreu sozinha antes de ser socorrida.

Os biólogos notaram que a baleia adulta masculina de 47 pés estava extremamente magra. Ela foi rebocada para um local melhor para a realização de uma necropsia (autópsia do animal) para tentar determinar a causa da morte.

A necropsia revelou uma massa de linha entrelaçada, pedaços de rede e material tipo saco plástico no estômago da baleia. Esses detritos, de acordo com a NOAA, provavelmente interferiram na capacidade da baleia de digerir alimentos e absorver nutrientes, levando ao seu estado de desnutrição e eventual encalhe. No entanto, mais testes serão necessários para confirmar a causa da morte.

Esta é a segunda cachalote a aparecer nas Keys em questão de semanas. Um filhote morreu depois de encalhar em 4 de maio em Key Largo. Para os especialistas marinhos da região sudeste da NOAA, ele morreu por ter se perdido da mãe.

Normalmente, são registrados cerca de dois encalhes de cachalotes por ano no Golfo do México, então dois em uma semana é incomum. As cachalotes são normalmente encontradas longe da terra, a menos que estejam doentes. Qualquer pessoa que avistar uma baleia perto da costa deve ligar para 1-877-WHALE HELP (1-877-942-5343). Fonte: Associated Press e canal WFLA.