Polícia desmantela fraude para roubo de casas no sul da Flórida

Duas mulheres de Cooper City, no condado de Broward, aplicaram golpes em 67 propriedades em todo o estado, arrecadando milhões de dólares.

Por Arlaine Castro

Golpes são aplicados em herdeiros de imóveis cujos donos já faleceram.

 Os donos da casa estão mortos e os verdadeiros herdeiros são retirados da herança legítima. No lugar, um desconhecido se passa por herdeiro e obtém parte ou o valor total da propriedade. Esse é parte de um esquema de fraude de propriedade que tem acontecido com frequência no sul da Flórida.

Na maioria dos casos, o roubo envolve a propriedade de pessoas que morreram, e seus herdeiros, muitas vezes moram em outros estados, são idosos e menos propensos a apresentar queixas. Há também casos de moradores que eram os herdeiros legítimos e foram despejados após falsas alegações da propriedade na justiça.

Na segunda-feira, 16, duas mulheres de Cooper City, Samantha Johnson e Sandra Shea, foram detidas sob a acusação de esquema de fraude, exploração de idosos e roubo, após investigação do Broward County Property Appraiser’s Office.

De acordo com a investigação, Johnson e Shea conseguiram a posse de duas casas em Cooper City, cujos donos já faleceram, usando documentos falsos em um ‘Probate court’ - tribunal que tem jurisdição principalmente sobre o inventário de testamentos e administração de propriedades de pessoas falecidas.

Em um dos casos, elas persuadiram o herdeiro legítimo a ficar com uma fração do valor real da casa e nunca lhe pagaram nada. No segundo caso, eles convenceram um homem que tinha acabado de sair da prisão e tinha o mesmo sobrenome do dono da casa de que ele era um herdeiro, o que não era, e ele recebeu uma pequena parte da venda. Elas lucraram US$ 510.000 com a venda das duas casas, disseram os investigadores.

Ao todo, essas mulheres obtiveram ilegalmente 67 casas em todo o estado, somando milhões de dólares em golpes. Em 21 dos casos, o prazo para contestar o golpe já prescreveu.

Como acontece

Geralmente, os golpistas acessam registros públicos on-line para identificar casas que têm impostos de propriedade não pagos, na esperança de que não haja o legítimo proprietário ainda morando lá, ou pesquisam obituários de pessoas que morreram. Então eles procuram os herdeiros verdadeiros e usam de mentira para fazê-los assinar o documento ou procuram herdeiros falsos para conseguir a propriedade.

Alerta do Proprietário

No ano passado, o condado de Broward lançou o “Alerta do Proprietário” para notificar os moradores se o escritório do condado recebesse documentos para mudar os donos da propriedade. O alerta não impede que a fraude aconteça, mas informa os legítimos proprietários dentro de 24 horas por e-mail se houver uma tentativa. Com informações do Sun Sentinel.