Tempestade tropical Alex enfraquece; NHC dá novas previsões de furacões

Por Arlaine Castro

O sistema de tempestades segue para mais longe em mar aberto no Atlântico sentido norte.

A tempestade tropical Alex, ausente de tempestades perto de seu centro de circulação, está rapidamente perdendo suas características tropicais na manhã desta segunda-feira, 6, ao passar apenas cerca de 160 quilômetros ao norte das Bermudas.

O Serviço de Meteorologia das Bermudas registra condições de tempestades tropicais sólidas (ventos de 39 a 73 mph) na superfície com rajadas se aproximando da força do furacão (74 mph ou mais).

O sistema de tempestades segue para mais longe em mar aberto no Atlântico sentido norte. Alex completará sua transição para um ciclone extratropical ainda nesta segunda-feira, informou o Centro Nacional de Furacões.

19 tempestades nomeadas e 11 furacões

Em outras notícias tropicais, o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF) divulgou sua previsão de junho para a temporada de furacões no Atlântico no domingo, que mostra 19 tempestades nomeadas e 11 furacões nesta temporada de furacões.

Este é um aumento notável em relação às previsões da temporada de maio de 2022 do centro, que previa 16 tempestades nomeadas e 8 furacões.

A previsão geral da atividade de furacões da temporada pelo centro é a mais alta desde que suas previsões começaram há 30 anos.

De um modo geral, a precisão das previsões de furacões sazonais melhora depois de maio, quando passa a barreira de previsibilidade do El Niño na primavera.

Por enquanto, o NHC disse que não há outro sistema de tempestades em formação no Atlântico. Fonte: Local 10.