Imigrantes chegam a Key West (FL) em barco improvisado 'caseiro'

Por Arlaine Castro

Os agentes da Patrulha da Fronteira têm percebido um aumento das perigosas embarcações improvisadas que os imigrantes estão usando para atravessar o Estreito da Flórida.

Testemunhas ligaram para a polícia para relatar que mais de 20 imigrantes estavam em um pequeno barco de pesca 'caseiro' desembarcando em Key West, cidade que faz parte do arquipélago de Florida Keys, o ponto mais ao sul da Flórida.

Eles chegaram a Smathers Beach, a maior praia pública de Key West, na manhã desta quarta-feira, 8, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras em Miami.

O agente-chefe, Walter N. Slosar, descreveu o barco de madeira chamado “Vênus” bem pintado, mas "caseiro". Os agentes têm percebido um aumento das perigosas embarcações improvisadas que os migrantes estão usando para atravessar o Estreito da Flórida.

Ao todo, foram 23 dos imigrantes cubanos detidos. Ele divulgou uma foto mostrando alguns deles sentados na calçada ao longo do South Roosevelt Boulevard. O grupo faz parte de um aumento da migração cubana ilegal para os EUA.

Agentes de fronteira encontraram cerca de 115.000 migrantes cubanos de outubro a abril nos Estados Unidos e mais da metade deles foram apenas em março e abril, segundo o CBP.

O Setor Del Rio relatou 44.000 encontros e o Setor Yuma quase 40.000. Em número bem menor, o escritório de campo de Miami e o setor de Miami encontraram em terra cerca de 910 - 810 deles eram adultos solteiros, informou o Local 10.

Já a Guarda Costeira interceptou quase 2.000 imigrantes cubanos na costa da Flórida desde 1º de outubro de 2021, de acordo com a agência.