Flórida é o único estado a não solicitar vacinas Covid-19 para menores de 5 anos

Por Arlaine Castro

Pfizer: crianças que receberam vacina de adulto devem ser monitoradas

A Flórida é o único estado do país que não fez um pedido ao governo federal para doses do Covid-19 para crianças de 5 anos ou menos. A Food and Drug Administration (FDA) aprovou as vacinas Pfizer e Moderna para essa faixa etária nesta semana.

Após a aprovação, o governo federal começou a receber pedidos dos estados antecipadamente para o envio de 10 milhões de doses que podem ser enviadas a partir de segunda-feira, 20.

O Departamento de Saúde da Flórida, por meio de um comunicado, disse na quarta-feira, 15, que não fez um pedido ao governo federal para doses de vacina para crianças de cinco anos ou menos, em parte porque não aconselha que todas as crianças sejam vacinadas. O prazo para fazer uma pré-encomenda era terça-feira, 14, e 49 outros estados cumpriram a data limite.

“Os estados não precisam se envolver no complicado processo de distribuição de vacinas, especialmente quando o governo federal tem um histórico de desenvolvimento de políticas inconsistentes e insustentáveis da COVID-19”, disse o comunicado do DOH. “Também não é surpresa que optamos por não participar da distribuição da vacina COVID-19 quando o Departamento não a recomenda para todas as crianças.”

Crianças de 5 anos ou menos são o último grupo da população que ainda não podia receber a vacina.

O Departamento de Saúde da Flórida é liderado pelo cirurgião geral estadual Joe Ladapo. Contra as vacinas, assim como o governador, ele disse que se opõe ao uso da vacina em crianças pequenas e questionou publicamente a eficácia – e a segurança – das vacinas, embora haja consenso geral na comunidade médica de que protege contra a Covid-19 e diminui os sintomas graves.

Um painel consultivo separado para os Centros de Controle e Prevenção de Doenças se reunirá na sexta, 17, e no sábado, 18, para fazer recomendações para o uso das vacinas. O diretor do CDC pode então assinar a distribuição ainda neste fim de semana, disponibilizando as doses já na segunda-feira.

Os pais na Flórida que buscam vacinas para seus filhos ainda terão duas opções: alguns centros comunitários de saúde encomendaram vacinas diretamente através do governo federal.

E as farmácias parceiras federais também terão abastecimento, embora várias redes estejam priorizando crianças de 3 anos ou mais. Na Flórida, 11 farmácias de varejo estão inscritas no Federal Retail Pharmacy Program para vacinas COVID-19, incluindo CVS Health, Walgreens, Publix, Costco e Kroger. Southeastern Grocers - a empresa controladora de Winn-Dixie, Fresco y Mas e Harveys Supermarket - bem como o Walmart, dono do Sam's Club, também estão inscritos. Fonte: Miami Herald.