Criança é perfurada no peito por farpa de bagre durante pescaria na FL

Por Arlaine Castro

"A maioria das espécies de bagres tem um único raio de barbatana semelhante a um espinho no final de cada barbatana peitoral e dorsal", disse a a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC).

Uma criança precisou ser hospitalizada depois de ser perfurada no peito por uma farpa de um bagre-americano (catfish, em inglês) durante pescaria na região de Tampa, informaram os bombeiros na terça-feira, 21.

A vítima, cujo nome, idade e sexo não foram divulgados, foi perfurada na segunda-feira, 20, em New Port Richey, cerca de 64 quilômetros a noroeste de Tampa, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros do Condado de Pasco, Corey Dierdorff, ao USA TODAY.

Logo após o incidente, a mãe colocou a criança no carro para levá-la ao hospital, mas no caminho percebeu que ela estava com dificuldades para respirar e ligou para a emergência.

A criança foi transportada de helicóptero para o St. Joseph's Hospital em Tampa com ferimentos graves. O ferrão do peixe estava a cerca de 1 a 1 ½ polegada de profundidade na cavidade torácica da criança.

Agora, ela está em condição estável, segundo a mãe.

Bagres-americanos

De acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC), os bagres vivem em água doce e salgada e não são agressivos. As autoridades não sabem que tipo de bagre atacou a criança.

As mordidas de bagres venenosos são um perigo ambiental comum em todo o mundo, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina, e podem resultar em dor intensa, infecção, problemas respiratórios, problemas cardíacos e muito mais.

"A maioria das espécies de bagres tem um único raio de barbatana semelhante a um espinho no final de cada barbatana peitoral e dorsal. Eles não são espinhos verdadeiros, mas são afiados o suficiente para causar uma punção dolorosa se não forem manuseados corretamente", disse o diretor de informações públicas da região FWC SW. Melody Kilborn disse ao USA TODAY na terça-feira.