CDC pede que homens gays e bissexuais da FL tomem vacina contra meningite

Por Arlaine Castro

Segundo o CDC, o surto é "principalmente entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens, incluindo aqueles que vivem com HIV.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) e o Departamento de Saúde da Flórida estão investigando "um dos piores surtos de meningite meningocócica entre homens gays e bissexuais na história dos EUA. Diante do aumento de casos e mortes, o órgão voltou a recomendar vacina MenACWY para essa parcela da população.

O CDC disse na quinta-feira, 23, que houve 26 casos e sete mortes por doença meningocócica na Flórida durante o período de investigação. Entre esses, 24 casos e seis mortes foram em homens que fazem sexo com homens.

Segundo o CDC, o surto é "principalmente entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens, incluindo aqueles que vivem com HIV. Dados recentes mostram que cerca de metade dos casos associados a este surto estão entre homens hispânicos. Este surto está principalmente afetando pessoas que vivem na Flórida, mas também afetou algumas pessoas que viajaram para a Flórida".

A doença meningocócica inclui meningite – infecções do revestimento do cérebro e da medula espinhal – e infecções da corrente sanguínea. “A doença meningocócica pode afetar qualquer pessoa e pode ser mortal”, disse o CDC em seu comunicado.

Transmissão e sintomas

A bactéria é transmitida através do compartilhamento de secreções respiratórias ou da garganta, como saliva ou saliva. Normalmente, é necessário um contato próximo ou prolongado, por exemplo, beijar ou estar perto de alguém que está tossindo, para espalhar a bactéria.

Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, torcicolo, náusea ou vômito ou erupção cutânea roxa escura, disse o CDC. Embora possam aparecer inicialmente como uma gripe, geralmente pioram muito rapidamente. Se alguém tiver esses sintomas, deve procurar atendimento médico imediatamente.

Diante do surto, o CDC está recomendando que gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens tomem a vacina meningocócica se morarem na Flórida, ou conversem com seu médico se estiverem viajando para o estado. Para aqueles que vivem com HIV, as autoridades de saúde estão enfatizando a importância da vacinação de rotina. 

Brasileiro internado no Havaí

O brasileiro Paulo Teixeira está hospitalizado em estado grave por causa de uma meningite meningocócica desde o dia 8 de maio no Havaí. Ele mora na Flórida e estava em viagem a passeio pela ilha quando foi acometido pela meningite e internado na UTI inconsciente, com falência de órgãos vitais e sepse (infecção generalizada).

Felizmente, após alguns dias, ele apresentou melhora e saiu da UTI, mas seu quadro ainda é considerado muito grave. Os médicos disseram que ele pode precisar ficar no hospital por um longo período, pois a circulação ainda não retornou em suas pernas e mãos, e pode ter que amputar os membros, segundo a família, que tenta angariar recursos em campanha para que a mãe, que mora em Minas Gerais, possa ir vê-lo. Confira a história completa e a campanha aqui.