DeSantis assina lei que expande bolsa a alunos universitários que trabalham

Por Arlaine Castro

Governador Ron DeSantis durante assinatura da lei.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou na manhã de segunda-feira, 27, um projeto de lei que permitirá que estudantes que buscam uma bolsa de estudos Bright Futures usem um emprego remunerado para atender aos requisitos.

Antes, os alunos tinham que se voluntariar por até 100 horas para se qualificar para a bolsa e receber mensalidades em faculdades e universidades estaduais.
120.000 estudantes se qualificaram para a bolsa este ano, disse DeSantis, que espera que a mudança na lei aumente esse número.

O Programa de Bolsas de Estudo Florida Bright Futures, financiado principalmente pela Loteria da Flórida, foi estabelecido em 1997 para ajudar os alunos com custos de matrícula ao buscar um diploma de nível superior. Durante o ano letivo de 2021-2022, mais de 120.000 estudantes da Flórida receberam Bolsas Bright Futures.

“Nem todo aluno tem o luxo de poder apenas fazer horas voluntárias. Quer dizer, temos alunos que vêm de famílias de baixa renda que precisam trabalhar para poder ajudar a sustentar suas famílias, e não deve ser negada a oportunidade de se qualificar para uma bolsa apenas porque sua origem socioeconômica torna mais difícil ser capaz de fazer esse tipo de trabalho voluntário”, disse DeSantis.

O House Bill 461 também permite que os alunos que se qualificam para a Medallion Scholarship no programa Bright Futures recebam 100% das mensalidades pagas em faculdades estaduais. Atualmente é de 75%.

“Não se trata apenas de ganhar experiência como voluntário, mas da ética de trabalho em geral. E assim, se os alunos precisam conseguir emprego agora, isso definitivamente deve contar para eles. Porque Bright Futures geralmente, isso realmente afeta crianças de áreas de baixa renda”, disse a deputada Angie Nixon, D-Jacksonville, que foi co-patrocinadora do projeto de lei da Câmara e que recebeu dinheiro da bolsa Bright Futures.

“Honestamente, sinto que o acesso a faculdades e universidades estaduais deveria ser gratuito”, disse Nixon. “Sinto que isso só vai ajudar nossa sociedade e comunidade como um todo. Então, tudo o que pudermos fazer para tornar a faculdade mais acessível e garantir que o custo seja acessível para todos, acho que devemos fazê-lo.”

O programa Bright Futures ainda tem média de notas e outros requisitos acadêmicos que não serão alterados de acordo com o projeto.

Para mais informações sobre a bolsa, visite o site do estado. Fonte: WJXT News4JAX.