Condomínios deverão exigir antecedentes criminais

Por Arlaine Castro

Miya Marcano, 19, foi assassinada no condomínio em Orlando em 2021.

Há uma nova lei da Flórida destinada a melhorar a segurança dos inquilinos em complexos de apartamentos no estado - a Lei Miya Marcano - assinada pelo governador Ron DeSantis esta semana que aumenta as medidas de segurança para locatários.

Pela lei, todos os condomínios devem exigir verificações de antecedentes criminais de funcionários. Eles também terão que manter um registro de todas as chaves associadas à propriedade.

No ano passado, a estudante Miya Marcano, de 19 anos, de Pembroke Pines, foi sequestrada e morta por um funcionário da manutenção de um prédio de apartamentos em Orlando, onde morava enquanto cursava a faculdade.

Autoridades disseram que o funcionário usou uma chave mestra para entrar em seu apartamento.

 Relembre o caso

Desaparecida desde 24 de setembro, o corpo da jovem foi encontrado dias depois em uma área arborizada perto do Lake Condominiums, outro complexo de apartamentos próximo de onde ela morava em Orange County.

A estudante do Valencia College foi vista pela última vez no complexo de apartamentos Arden Villas, onde morava e trabalhava. O trabalhador de manutenção do prédio, Armando Caballero, foi nomeado o principal suspeito. Ele teria usado uma chave mestra para entrar no apartamento da jovem.

Após agredir e matar a jovem, Caballero se matou. O corpo dela foi encontrado perto de um local onde ele morou.

Os moradores do complexo de apartamentos expressaram preocupação com a segurança do local após o crime.