Surto de Listeria com 1 morte é ligado a sorvete produzido na Flórida

Por Arlaine Castro

23 pessoas que adoeceram com listeria na última semana tinham consumido o sorvete fabricado em Sarasota, oeste da Flórida.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estão investigando um surto de infecções por Listeria que já causou uma morte ligada a uma marca de sorvete de Sarasota, oeste da Flórida, informou a agência.

Autoridades de saúde do CDC e da Food and Drug Administration (FDA) suspeitaram que havia uma ligação com a Flórida entre as 23 pessoas que adoeceram com listeria na última semana.

A Big Olaf Creamery está voluntariamente entrando em contato com os varejistas para recomendar a não venda de seus produtos de sorvete até novo aviso. O CDC pede que os consumidores que têm o sorvete em casa devem jogá-lo fora e limpar áreas, recipientes e utensílios que possam ter tocado no produto.

A marca de sorvetes é fabricada em Sarasota e é vendida apenas na Flórida, porém, atingiu pessoas de outros estados como Nova Yor e Massachusetts que passaram pelo estado recentemente.

Os produtos da Big Olaf Creamery são vendidos para sorveterias, lares de idosos, restaurantes, feiras e supermercados. Seu sorvete é feito em uma sorveteria local perto da vila Amish de PineCraft, em Sarasota.

O CDC relatou 23 doenças, 22 hospitalizações e uma morte em 10 estados do alerta de segurança alimentar.

Cinco pessoas foram infectadas durante a gravidez e uma perda fetal foi relatada. Pessoas grávidas, adultos com 65 anos ou mais e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior risco de doenças graves.

Quase todos os que ficaram doentes moram ou viajaram para a Flórida no mês anterior à infecção, disse a agência. Doze dos infectados moram na Flórida, segundo o CDC.

Entrevistas com 17 pessoas infectadas descobriram que 14 relataram comer sorvete e seis se lembraram de comer sorvete da marca Big Olaf Creamery ou comer sorvete em locais que podem ter sido fornecidos pela Big Olaf Creamery. Fonte: canal Fox13.