Síndrome do choque tóxico: família de jovem que morreu faz alerta

Por Arlaine Castro

A síndrome do choque tóxico é uma condição rara, mas com risco de vida, causada por bactérias que entram no organismo.

Uma atual escassez de absorventes internos tem sido relatada nos Estados Unidos. Com isso, a preocupação é que mais mulheres sofram a síndrome do choque tóxico menstrual - uma infecção bacteriana altamente perigosa e potencialmente mortal.

Em 2017, a jovem Maddy Hensel, 19 anos, foi do sul da Flórida, onde estudava moda na Lynn University em Boca Raton, para a casa de sua família em Nova Jersey para passar seu aniversário. Ela estava menstruada e começou a se sentir mal na noite em que chegou.

Segundo a mãe, em entrevista ao canal 7News, desde seu primeiro sintoma de vômito, depois febre, até o momento em que ela faleceu em casa, foram apenas 36 horas.

Após a morte da jovem, a família criou a fundação sem fins lucrativos Don't Shock Me com a missão de educar mulheres sobre o risco e pediu à Food and Drug Administration (FDA) para incluir um aviso maior também no interior da caixa sobre a síndrome.

Escassez pode aumentar casos

Com menos opções nas prateleiras, algumas mulheres podem manter um absorvente interno por muito tempo, o que traz sérias consequências, inclusive da síndrome, alertam médicos.

A prova da escassez nacional de absorventes internos pode ser vista nas prateleiras das lojas do sul da Flórida, segundo o canal 7News, que visitou lojas e mostrou placas de baixo estoque com a inscrição “limite dois” e, em alguns casos, prateleiras completamente vazias.

“Portanto, a preocupação é que, com a escassez, as mulheres possam optar por manter um absorvente interno por mais tempo do que recomendamos”, ressalta a médica Delisa Skeete-Henry, do Broward Health. “Em média, a recomendação é trocar o absorvente interno a cada quatro a seis horas e é importante usar o tamanho certo”, orienta.

O que é a síndrome do choque tóxico

A síndrome do choque tóxico (Toxic shock syndrome) é uma condição rara, mas com risco de vida, causada por bactérias que entram no corpo e liberam toxinas nocivas. É frequentemente associada ao uso de absorventes internos em mulheres, mas pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade – incluindo homens e crianças.

No caso das mulheres, a síndrome ocorre quando as bactérias vão para a corrente sanguínea através do útero ou do revestimento vaginal. “Quando você insere seu absorvente interno, você pode obter micro-lágrimas na mucosa vaginal e, se você obtiver essas micro-lágrimas, as bactérias podem se infiltrar nessas lágrimas e entrar no sistema sanguíneo”, explica a médica Delisa Skeete-Henry.

Os primeiros sintomas parecem com uma gripe e incluem febre e vômito. Portanto, em caso de sentir doente e estiver menstruada, é importante consultar um médico.

Em vez de racionar suprimentos, os médicos sugerem mudar para absorventes normais, coletores menstruais ou roupas íntimas menstruais.